BUSCA Miner



Índice | Próxima

Novo diretor do Municipal quer criar companhia de ópera

05/06/2000 15h42
FABIANE LEITE, repórter da Folha Online

O novo diretor do Teatro Municipal de São Paulo, o maestro Julio Medaglia, disse que quer criar uma companhia de ópera do órgão com artistas nacionais. "Isto não tem no Brasil. Quero cantores brasileiros, cenógrafos brasileiros", afirmou Medaglia após ser oficializado no cargo na manhã desta segunda-feira (5) pelo prefeito interino Regis de Oliveira (PMN).

"O destino do teatro é ser casa de ópera e ballet", afirmou o maestro.

Medaglia disse que o Municipal também tem de ter um corpo de balett clássico. "Hoje temos apenas um corpo de ballet moderno."

O diretor afirmou que os concertos da Orquestra Sinfônica também deverão ocorrer fora dos locais tradicionais. "Não é só caviar de graça para a burguesia no Ibirapuera (Parque do Ibirapuera, na zona oeste da capital). Tem de tocar também no Parque do Carmo (zona leste)", afirmou.

Medaglia diz que também é necessário melhorar os salários dos músicos. "O salário base hoje é de R$ 500."

O novo secretário da Cultura do município, o ex-diretor de televisão Nilton Travesso, diz que quer a transformação do Municipal em fundação.

Projeto para a transformação do teatro em uma fundação, que poderia administrar a própria renda, já foi enviado à Câmara Municipal pelo prefeito afastado de São Paulo Celso Pitta (PTN).

Travesso afirmou que também quer chamar a atenção da Secretaria de Obras para a realização de reformas nos teatros da capital.

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

    Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

    Índice | Próxima

  •  EM CIMA DA HORA