Índice | Próxima

Escritora Iris Murdoch morre aos 79 anos

AP 09/02/99 10h15
De Londres

A romancista britânica Iris Murdoch, cuja brilhante e produtiva carreira literária terminou na demência senil, um "local muito ruim e muito tranqüilo", morreu aos 79 anos de idade. Seus romances cômicos e macabros foram muito admirados e seu nome posto entre os grandes da literatura britânica do século 20.

Murdoch morreu na segunda-feira em Vale House, em Oxford, um local de abrigo para pessoas que sofrem do mal de Alzheimer. Foi internada há duas semanas e sua condição se deteriorou com rapidez, disse seu marido, John Bayley, ex-professor da universidade de Oxford.

Especulações filosóficas, religião, magia e metafísica são os temas da maioria de seus 26 romances. Um dos mais famosos, "A Severed Head" ("Uma Cabeça Cortada"), de 1961, é uma sátira de humor negro sobre a infidelidade, o incesto e a violência.

Seu colega Malcolm Bradbury disse que ela está entre "os quatro ou cinco grandes romancistas britânicos da segunda metade do século 20". Acrescentou que "ela foi uma grande figura, do mesmo nível de William Golding e Anthony Burgess". A editora americana "The Modern Library" incluiu no ano passado seu primeiro romance, "Under the Net" (Sob a rede), de 1954, em sua lista das 100 melhores obras em língua inglesa do século.

Mas Murdoch era muito mais modesta. "Meu problema é que não sou muito genial", disse em entrevista em 1988. "Estou entre os escritores de segunda classe, não entre os deuses como Jane Austen, Henry James e Leon Tolstoi. Meus personagens não são tão memoráveis como os deles".

Em 1996, Murdoch disse em entrevista ao jornal "The Guardian" que tinha problemas para escrever e que sua memória começava a falhar. "Estou num lugar muito ruim e muito tranqüilo. Minha mente vagabundeia sem rumo. Penso em coisas que logo se desvanecem para sempre". Meses depois, os médicos diagnosticaram a demência senil.

© Associated Press 1999




Índice | Próxima


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.