BUSCA Miner



Anterior | Índice | Próxima

Escritor inglês ganha o maior prêmio literário do mundo

da Reuters 09/05/2000 13h52
em Dublin (Irlanda)

Um jovem romancista inglês ganhou nesta terça-feira (9) o maior prêmio literário _em termos de dinheiro_ do mundo por um único trabalho de ficção, passando para trás alguns dos maiores nomes da literatura contemporânea.

Nicola Barker, 34, embolsou 100 mil libras irlandesas (o equivalente a US$ 114 mil) ao conquistar o prêmio anual International IMPAC Dublin Literary Award (algo como prêmio internacional literário de Dublin), derrotando concorrentes que incluíam o vencedor do prêmio Nobel Toni Morrison e o veterano romancista norte-americano Philip Roth.

Barker, descrito pelos juízes como “um dos escritores mais interessantes no Reino Unido”, foi indicado pelo romance “Wide Open” (em uma tradução livre, “escancarado”), a história de um grupo de desajustados numa ilha remota.

Os jurados ressaltaram a “sensibilidade cômica cortante” do romancista e a “estrutura impecável” de seu livro, dizendo que ele levou o realismo mágico e a tradição do absurdo para novos patamares.

O prêmio IMPAC foi criado em 1996 pelo Conselho Municipal de Dublin e pela empresa administrativa norte-americana IMPAC para ressaltar a importância da capital irlandesa como um templo da literatura.

Em Dublin, nasceram os vencedores do Nobel de Literatura George Bernard Shaw, William Butler Yeats e Samuel Beckett, além de ser o local onde mora o vencedor de 1995, o poeta norte-irlandês Seamus Heaney.

A cidade também deu ao mundo o autor de “Ulisses”, James Joyce, considerado por muitos o maior escritor em língua inglesa depois de William Shakespeare.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Anterior | Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA