BUSCA Miner



Índice | Próxima

Protesto de estudantes no Egito suspende venda de livro

da Reuters 09/05/2000 15h31
no Cairo

Um romance que causou distúrbios entre a polícia e estudantes religiosos na segunda-feira (8) não está mais à venda no Egito, disse nesta terça-feira (9) o ministro da Cultura do país, Farouk Hosni.

A polícia antidistúrbios usou gás lacrimogêneo e balas de borracha na segunda-feira para dispersar as centenas de estudantes da universidade religiosa Al-Azhar, que exigiam a renúncia de Hosni por ter liberado a venda do livro “Um Banquete de Algas Marinhas”, do escritor sírio Haider Haider.

“O livro saiu de circulação em 1983. O ministério o reeditou em novembro passado e foram vendidos 1.100 exemplares. O resto está em nossos depósitos”, acrescentou Hosni.

O ministro vem sendo criticado nas últimas semanas pelo romance que, segundo divulgou hoje o jornal islamista al-Shaab, era prova de uma tendência atéia secular ocidental entre os intelectuais do Egito.

“Al-Shaab incitou um grupo de jovens de Al-Azhar, e por que Al-Azhar em especial, eu me pergunto?”, afirmou Hosni à Reuters, acrescentando que o jornal apresentou de forma equivocada o conteúdo do livro.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA