UOL
 BUSCA Miner



Índice | Próxima

John Casablancas abandona a Elite para criar agência virtual

HENRIQUE MARTIN 10/05/2000 13h08
Coordenador de Informática da Folha Online

Divulgação

Modelo criada pela
agência Illusion2K
John Casablancas, fundador da agência de modelos Elite, vendeu suas ações na empresa para se dedicar a uma fábrica de modelos virtuais.

A primeira criação da Illusion2K (www.illusion2k.com) é a modelo Webbie Tookay, lançada em julho do ano passado e que tem valor de mercado avaliado em US$ 15 milhões. Por trás do novo investimento, estão os grupos Opportunity e Victori.

A nova empresa será responsável por criar e gerenciar as carreiras de "modelos, atrizes e celebridades" virtuais e de projetos de Internet e licenciamento.

"Após 31 anos na Elite, dá vontade de fazer coisas novas. Me apaixonei pela Webbie imediatamente", disse Casablancas no lançamento via Internet da Illusion2k nesta quarta (10).

A meta da empresa é desenvolver modelos virtuais que se pareçam ao máximo com as modelos reais.

Webbie Tookay, também presente na entrevista coletiva transmitida pela Web, já é conhecida pela campanha de aparelhos celulares da Nokia.

Ela "disse" estar emocionada com o lançamento, e já negou a existência de qualquer romance. "Vivem inventando essas coisas eu não tenho tempo para namorar. Esse romance entre Leo e eu não é verdade, só conversamos uma vez", afirmou, alfinetando suas concorrentes reais (como Gisele Bundchen, que estaria supostamente namorando o ator Leonardo di Caprio).

Casablancas disse estar conversando com "meia-dúzia de estilistas", que já apresentaram interesse no projeto de modelos virtuais e devem criar coleções para elas.

Não engordam

As modelos virtuais, segundo Casablancas, são perfeitas, pois não engordam, podem estar em vários lugares ao mesmo tempo e não abandonam suas agências por nada. "É um momento histórico no mundo da moda".

A modelo virtual vai ganhar, nos próximos meses, mais 30 companheiras de trabalho. Duas delas, segundo a Illusion2k, devem ser apresentadas ainda hoje.

Elas participam de um grupo musical, o XXO, liderado por Webbie Tookay. Não é a primeira vez que surgem "artistas" virtuais. Na Alemanha, o cantor e-Cyas faz sucesso com o hit "Are You Real".

Novas modelos virtuais sairão de um concurso para revelar novos talentos, parecido com o Elite Model Look: o Virtual Model Look.

De acordo com Ricardo Bellino, presidente da Illusion2k, 600 artistas gráficos de todo o mundo se inscreveram para a primeira edição do concurso. Os finalistas serão apresentados em julho na final americana do Elite Model Look, e os vencedores, na final internacional do evento, no mês de setembro, em Genebra.

As modelos virtuais terão muito trabalho pela frente. Os planos da Illusion2k são de ter um portal de entretenimento na Internet, chamado Webbie Planet, com um talk-show apresentado por Webbie Tookay, criar o Webbietanment, serviço de notícias WAP (Wireless Application Protocol, protocolo para aplicações sem fio), apresentadas por Webbie também, a Webbie Mascot, com a primeira modelo virtual trabalhando como agente de marketing enviando informações e confirmará e-mails para os internautas.

Outro passo da empresa é lançar a marca WWW (What We Wear), loja virtual que venderá roupas e acessórios exclusivos.

Webbie Tookay participa nesta quinta (11) da transmissão do Webby Awards (www.webbyawards.com), espécie de Oscar da Internet nos EUA. A premiação será exibida no site http://p2.yahoo.com/webby/. Infelizmente, Webbie, que tem uma mistura de traços orientais, latinos e europeus, não tem medidas que podem ser comparadas com as modelos reais. A empresa também deve criar modelos virtuais masculinos. "Se existe a reprodução, temos de ter modelos masculinos", afirmou Casablancas.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA