BUSCA Miner



Índice | Próxima

Presidente da Academia Espanhola critica Festival de Cannes

da France Presse 10/05/2000 14h14
em Cannes

A atriz Aitana Sánches Gijón, presidente da Academia Espanhola de Artes Cinematográficas e uma das juradas do 53º Festival de Cannes, disse que discutiu com o diretor geral do evento, Gilles Jacob, sobre a pequena presença de produções espanholas neste ano.

“Estive conversando com Gilles Jacob sobre as ausências de produções de certos países, em particular da Espanha. Ele me disse que também existem outros países ausentes e que em cada ano alguém se queixa por esse motivo”, afirmou a atriz espanhola na entrevista coletiva dos jurados, nesta quarta-feira (10) pela manhã, na França.

“Mas eu não falava deste ano em especial, mas dos últimos porque faz um bom tempo que temos poucos representantes do cinema espanhol em Cannes”, criticou Aitana.

“Ele me disse que levaria isso em conta, mas explicou que são poucos filmes espanhóis que, por exemplo, a comissão pode assistir este ano e que muitos foram para o Festival de Berlim (Alemanha)”, disse a presidente, completando: “Aparentemente, na Espanha se prefere Berlim porque historicamente nos tem tratado melhor.”

O cinema espanhol, que no ano passado teve seu triunfo com “Tudo Sobre Minha Mãe”, de Pedro Almodóvar, e “Flores de Outro Mundo”, de Iciar Bollain, está representada em Cannes apenas por um filme, selecionado para a sessão paralela “Semana Internacional da Crítica”: “Krampack”, de Cesc Gay.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA