Índice | Próxima

“The Washington Post” recebe três prêmios Pulitzer

Das agências internacionais 11/04/2000 10h15
Em São Paulo

Os ganhadores do 84º Prêmio Pulitzer, evento anual que contempla os profissionais que se destacam na imprensa dos EUA, foram anunciados nesta terça-feira.

O “Washington Post”, principal jornal da capital do país, recebeu três Pulitzer, entre eles o prestigiado prêmio por serviços públicos. A vencedora, a jornalista Katherine Boo, reportou abuso e negligência em albergues para pessoas com deficiências mentais.

O jornal da capital também conquistou os prêmios de crítica, por Henry Allen, e de fotografia, por Carol Guzy, Michael Williamson e Lucian Perkins, que enfocaram os refugiados de Kosovo.

O “The Wall Street Journal” conseguiu dois Pulitzer, um deles na categoria análise, vencido pelo colunista Paul Gigot.

A agência de notícias “Associated Press” ganhou um dos prêmios mais cobiçados, o de jornalismo investigativo. Os jornalistas vencedores, Sang-Hun Choe, Charles Hanley e Martha Mendoza, publicaram reportagens sobre o massacre de civis coreanos por tropas dos EUA durante a Guerra da Coréia (1950-53).

O prêmio de furo jornalístico foi para a equipe do “Denver Post”, por sua cobertura do tiroteio na escola Columbine. Seu concorrente local, o jornal “Rocky Mountain News”, conseguiu o prêmio de furo fotográfico pelas imagens da mesma história.

O Prêmio Pultizer de teatro foi para a peça “Dinner with Friends”, de Donald Margulies. O de melhor romance foi para “Interpreter of Maladies”, de Jhumpa Lahiri. O de biografia foi para “Vera (Mrs. Vladimir Nabokov)”, de Stacy Schiff.

Clique aqui para ler mais notícias sobre cultura na Folha Online.


Índice | Próxima


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.