Índice | Próxima

Papa inaugura restauração da Capela Sistina

Da AP 11/12/1999 19h00
Em Cidade do Vaticano

AFP

"Batismo de Cristo", de
Perugino (detalhe)


O papa João Paulo 2º inaugurou neste sábado (11) a restauração das obras da Capela Sistina, depois de vinte anos de trabalho dos técnicos. "Unidos à nossa alegria há fiéis de todas as partes do mundo, para quem este lugar é querido não apenas pelas obras de arte que salvaguarda como também pelo papel que desempenha na vida da Igreja", disse o pontífice.

"Aqui, na realidade, é realizada - e isso eu lembro com emoção - a eleição do sucessor de São Pedro", disse João Paulo 2º, que era bispo do povoado polonês da Cracóvia quando foi eleito papa em 1978.

Foram restaurados afrescos de Michelangelo no alto da Capela Sistina, e pinturas de El Perugino, Botticcelli, Ghirlandaio e Cósimo Rosselli.

O papa elogiou a "grandeza" da obra de Michelângelo, mas também recordou aos presentes que "hoje os olhos são convidados a observar o mais humilde mas ainda significativo" ciclo de murais laterais, encarregados pelo papa Sixto IV.

João Paulo 2º, de 79 anos, concluiu a cerimônia de 45 minutos oferecendo sua benção aos especialistas que participaram das tarefas de restauração e aos "incontáveis visitantes que vêm constantemente de todas as partes da Terra para admirar estas obras mestras".


Índice | Próxima


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.