Índice | Próxima

Anselmo Duarte recebe homenagem em entrega de prêmio

Da Folha Online 12/02/2000 23h32
Em São Paulo

O diretor Anselmo Duarte, vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 1962 com "O Pagador de Promessas", recebeu neste sábado uma homenagem especial na entrega do Primeiro Grande Prêmio Cinema Brasil, realizada no hotel Quitandinha, em Petrópolis. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Cultura e pela TVE.

Ao receber a homenagem, Duarte declarou: "Seja lá como for, dentro dessa simpática e desorganizada festa brasileira, tudo é feito com amor".

Duarte contou que, quando chegou à entrega do prêmio, "nem o porteiro me reconheceu. Meu amigo disse: ‘Ele é o Anselmo Duarte!’, e o porteiro disse: ‘O que ele faz?’".

"Mas tenho certeza que, se o Antonioni chegasse aqui, ninguém o reconheceria também", completou.

Em relação à situação do cinema brasileiro, Duarte alertou que "é preciso deixar de euforia e nos tornarmos adultos e perceber que as distribuidoras são muito poucas. O país só vence quando tiver um cinema original... mostrando nossos problemas. A nossa exibição é pobre, pequena, dizem até que é menor que a do Paraguai _que me desculpe o Paraguai!"

E concluiu: "Quero dedicar esse prêmio aos que nunca aparecem nessas festas... aos eletricistas, aos produtores e tantos outros..."

Clique aqui para ler a cobertura completa da entrega do prêmio na Folha Online.



Índice | Próxima


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.