Índice | Próxima

Nelson Werneck Sodré morre aos 87 anos em Itu

Agência Folha 14/01/99 13h27
De São Paulo

Morreu na quarta-feira à noite, em Itu (92 km a noroeste de São Paulo), aos 87 anos, o escritor, historiador e crítico literário Nelson Werneck Sodré. Segundo a assessoria da Santa Casa de Itu, as causas da morte foram falência de múltiplos órgãos, septicemia e broncopneumonia. O historiador estava internado no hospital desde a última segunda-feira.

Segundo a viúva do escritor, Yolanda Frugoli Sodré, Werneck era um homem saudável, lúcido e continuava trabalhando. Ele tinha uma filha, Olga. Por decisão da família, o enterro será em Itu. O velório teve início nesta quinta-feira, às 11h, na cidade. O enterro está marcado para as 16h.

Marxista convicto e autor de mais de 40 livros, entre eles "Formação Histórica do Brasil'' (1962) e "Memórias de um Soldado'' (1968), Nelson Werneck Sodré nasceu no Rio de Janeiro em 27 de abril de 1911. Estreou na literatura em 1938, com o livro "História da Literatura Brasileira - Seus Fundamentos Econômicos''. General reformado, integrou o Exército brasileiro de 1924 a 1962.


Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.