Índice | Próxima

Começa Festival de Documentários de Belo Horizonte

Agência Folha 14/12/98 11h28
De Belo Horizonte

Começa nesta segunda-feira, em Belo Horizonte (MG), o 2º Festival do Filme Documentário e Etnográfico. O evento mostra que documentário e ficção são inseparáveis. A programação deste ano tem clássicos do espanhol Luis Buñuel ("Terra sem Pão'') e dos brasileiros Alberto Cavalcanti ("Rien que les Heures'') e Glauber Rocha ("Barravento'').

Para o realizador e antropólogo Ruben Caixeta, um dos organizadores do evento, é preciso conhecer os grandes diretores, como Buñuel e Cavalcanti, para se fazer um bom documentário etnográfico. Segundo ele, todo documentário tem de ter uma dose de imaginação e toda boa ficção tem de ter um pouco de documentário.

Ele cita o exemplo de "Atlântico Negro'', do realizador paulista Renato Barbieri, sobre a presença da cultura africana nos terreiros de Salvador (BA) e São Luís (MA), que usa a linguagem cinematográfica para uma pesquisa etnográfica. Para incentivar as novas produções, o festival terá uma mostra competitiva, que recebeu inscrições de 35 documentários, dos quais 12 foram selecionados. O vencedor, escolhido por um júri de especialistas, ganhará um prêmio de R$ 2.000.


Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.