BUSCA Miner



Índice | Próxima

São Paulo, Paris e Nova York terão o batuque do PercPan

Da Folha Online 15/04/2000 17h24

Em São Paulo

Os maiores nomes da percussão mundial estarão em São Paulo (19 e 20 de abril) e em Paris (26 a 28 de maio) participando da 7ª edição do PercPan (Panorama Percussivo Mundial). Até domingo (16), o evento acontece em Salvador, na Bahia.

“O PercPan está se estabelecendo como um festival diferenciado, firmando-se como um evento de prestígio no calendário nacional e internacional”, comemora o compositor e cantor Gilberto Gil, que desde 1996 é o diretor artístico do PercPan, ao lado do percussionista e compositor Naná Vasconcelos.

Em sua sétima edição, o PercPan tem sua programação mais extensa. Nesse ano, o festival reúne destaques da percussão mundial com astros da música popular brasileira.

A cantora jamaicana Rita Marley, o percussionista marroquino Hassan Hakmoun, o grupo sul-africano Map Marimba Girls Plus e os Mestres do Cajón (Espanha, Peru e Cuba) destacam-se na ala internacional.

O compositor e cantor pernambucano Lenine, o sambista carioca Martinho da Vila, as cantoras baianas Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Margareth Menezes, além da carioca Cássia Eller, brilham entre os convidados nacionais.

Domínio feminino

“As mulheres vão predominar neste ano, mas isso não foi planejado. Aconteceu por acaso”, afirma o diretor artístico Naná Vasconcelos, destacando as garotas do grupo Map Marimba Girls Plus. “Elas são bem jovens e transmitem uma alegria incrível.”

Outra atração feminina que deve emocionar a platéia do festival vem da Paraíba. “Vamos homenagear as Ceguinhas de Campina Grande, que não têm condições para sair de sua terra, muito menos possuem empresário”, conta a produtora e socióloga Elizabeth Cayres, que criou o festival em 1994.

No lado brasileiro, o destaque fica para o encontro das “divas baianas” Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Margareth Menezes, que vão cantar juntas.

“Evidentemente, a música de Dorival Caymmi terá que estar presente”, diz o diretor artístico Naná Vasconcelos, mencionando a “Suíte dos Pescadores” como uma peça garantida no repertório do encontro.

A proximidade das comemorações dos 500 anos do Descobrimento também serviu de inspiração para as apresentações de duas atrações nacionais.

O grupo Nau Brasil, de Pernambuco, vai reviver o episódio do Descobrimento. “É uma performance meio teatral, baseada na história da Nau Catarineta”, antecipa Naná.

Já a cantora Fafá de Belém interpreta temas típicos do Norte e Nordeste brasileiros acompanhada pelo grupo Flor do Mangue, projeto de Nana Vasconcelos que reúne crianças carentes da cidade de Olinda.

Programação

A programação de São Paulo é a seguinte:

Quarta-feira (19), às 21h, no Teatro Alfa: Martinho da Vila, Tabanka Djaz, Don Kikas (Guiné Bissau/Angola) e Folia de Reis; Fafá de Belém; As Ceguinhas de Campina Grande; Map Marimba Girls Plus (África do Sul) e Flamenco Native Ensemble (Espanha).

Quinta-feira (20), às 21h, no Teatro Alfa: Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Margareth Menezes; Nau Brasil; Pegapacapá com Cássia Eller; Hassan Hakmoun (Marrocos); Rita Marley e Dalvey Kumina Group e Blue Glaze Mento Band (Jamaica) e Nzamba Lela Pigmeus Aka (República Centro-Africana).

Paris e Nova York

Quanto à primeira edição do festival em Paris, a convite de autoridades francesas que escolheram o PercPan como o projeto que homenageará oficialmente os 500 anos do Descobrimento, Elizabeth Cayres anuncia que a experiência deve ter continuidade. “Minha idéia é realizar o festival em uma cidade diferente da Europa a cada ano.”

Outra cidade que vai sediar o PercPan é Nova York. O convite oficial partiu da Brooklyn Academy of Music e a primeira edição do evento, nos Estados Unidos, já está definida para 2.002.

Clique aqui para ler mais notícias sobre cultura na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA