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Lilian Lemmertz é homenageada em espaço para o cinema nacional
ANDRÉ TARCHIANI SAVAZONI 15/05/2000 14h30
repórter da Folha Online
São Paulo ganha um espaço dedicado exclusivamente à exibição de filmes nacionais: o Cine Arte Lilian Lemmertz, no piso térreo do Shopping Pompéia Nobre.
O “Espaço 2 de Artes” passa a ser representado pelo Teatro Plínio Marcos e pelo Cine Arte Lilian Lemmertz. “Daremos sempre a preferência para os filmes nacionais”, afirmou o diretor Ricardo Dimbério.
“Já estamos acertando uma parceria com o Canal Brasil e, como somos os distribuidores da Rio Filmes em São Paulo, não devemos ter problemas com a programação”, disse o diretor.
Durante toda esta semana será exibida uma seleção especial de filmes nacionais, com entrada franca.
Na sexta-feira (19), com ingresso pago, entra em cartaz “Através da Janela”, o novo filme da diretora Tata Amaral. “Além dos lançamentos, vamos procurar organizar mostras com a presença de filmes que não foram exibidos ou que não têm espaço nos cinemas”, afirmou Dimbério. “Várias pessoas já estão nos procurando e sugerindo alguns títulos.”
Outra idéia dos organizadores é realizar programações especiais de teatro e cinema. O primeiro da série deve ser José Mojica Marins, o “Zé do Caixão”, que terá peças exibidas (Teatro Plínio Marcos) simultaneamente com seus filmes (Cine Arte Lilian Lemmertz).
O espaço foi inaugurado no domingo (14), com a apresentação do curta-metragem “Amor Materno”, do diretor Fernando Bonassi, e do filme “Lição de Amor”, de Eduardo Escorel, com Lilian Lemmertz, Irene Ravache e Rogério Fróes nos papéis principais.
O novo cinema foi criado após uma união entre Alexandre Borges, Julia Lemmertz, Tanah Corrêa, Luiz Câmara, Ricardo Dimbério, Geórgia Corrêa, André Corrêa, Orleyd Faya e a empresa Cinematográfica Polifilmes. É uma homenagem à mãe de Julia Lemmertz, a consagrada atriz Lilian Lemmertz.
O Cine Arte Lilian Lemmertz está localizado no piso térreo do Shopping Pompéia Nobre (rua Clélia, 33, em São Paulo), ao lado do Sesc Pompéia (telefones: 0/xx/11/220-9508, das 8 às 18h, e 0/xx/11/864-3129, após 18h).
Veja a programação especial desta semana:
Segunda-feira (15)
19h - “Aleluia Gretchen”, de Silvio Bach (1976). Com Lilian Lemmertz, Carlos Vereza, Sérgio Hingst, Miriam Pires, Selma Egrei, Kate Hansen e Elizabeth Estefânia.
Sinopse: Na década de 30, família alemã vem ao Brasil e se instala no interior do Paraná, onde compra um hotel que se torna ponto de encontro de simpatizantes do nazismo.
21h - “Barrela”, de Marco Antonio Cury, da obra de Plínio Marcos (1990). Com Paulo César Pereio, Cláudio Mamberti, Marcos Palmeira, Chico Diaz, Roberto Bomtempo, Benê Silva e Marcos Winter.
Sinopse:O drama de seis presos condenados a longas penas e confinados em uma cela onde cada um disputa seu espaço. A situação se torna mais angustiante quando chega um jovem de classe média preso durante uma briga de bar.
Terça-feira (16)
19h e 21h - “Memórias do Cárcere”, de Nélson Pereira dos Santos, da obra de Graciliano Ramos (1984). Com Carlos Vereza, Glória Pires, Jofre Soares, José Dumond, Nildo Parente, Wilson Grey e Monique Lafond.
Sinopse: O cárcere neste filme é uma metáfora da sociedade brasileira. Na prisão, a dinâmica de cada um é mais clara _a classe média militar, o jovem, a mulher, o negro, o nordestino e o sulista. O encontro com o prisioneiro comum, o ladrão, o assaltante, o homossexual... A obra foi escrita durante a prisão de Graciliano Ramos.
Quarta-feira (17)
19h e 21h - “Tudo é Brasil”, de Rogério Sganzerla (1998). Com Grande Otelo, Carmen Miranda e Orson Welles.
Sinopse: Cenas inéditas dos bastidores do filme “It’s all True”, de Orson Welles, rodado no Brasil na década de 40. Além de depoimentos de Welles, o filme tem imagens de entrevistas com Ary Barroso, Dorival Caymmi e outros nomes da MPB.
Quinta-feira (18)
19h e 21h - “Forever”, de Walter Hugo Khouri (1993). Com Ben Gazzara, Eva Grimaldi, Vera Fischer e Ana Paula Arósio.
Sinopse: Conta a história de um homem sedutor e entediado, cercado por muitas mulheres. Mostra as insatisfações do amor, ao longo de uma trama em que o diretor cerca seu tema com força e paixão, numa guinada em relação à maior parte dos filmes de Walter Hugo Khouri. Embora as mulheres sejam essenciais, desta vez é o homem o objeto central.
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