BUSCA Miner



Índice | Próxima

Produção japonesa exibe sua nova face em SP

Da Folha de S.Paulo 17/04/2000 09h56

Em São Paulo

A Fundação Japão, em parceria com o Cinesesc, promove a partir de hoje a mostra “Novos Olhares do Cinema Japonês”, com filmes selecionados pela revista japonesa “Kinema Jumpo”.

Exceto por Yoji Yamada _criador de Tora-san, o Tarzan japonês, que ganhou uma retrospectiva no Centro Cultural São Paulo ano passado_ e Takeshi Kitano (“Sonatine” e “Hana-bi, Fogos de Artifício”), os outros cineastas são desconhecidos ou pouco vistos no Brasil (Takayoshi Watanabe foi visto ano passado com “O Fantasma do Bar”).

Todos os filmes são recentes (o mais antigo é “Escola Mal-Assombrada”, de Hideyuki Hirayama, rodado em 1995). O produtor de “Nodojiman”, Lee Bong Ou, estará presente na projeção de seu filme, hoje, que abre a mostra.

“Beat” Takeshi Kitano está representado com “Kids Return” (1996), obra feita logo depois do acidente de moto que quase o matou. O filme tem a estética da violência estilizada, que é sua marca registrada, na história de dois amigos _um boxeador e um membro da máfia japonesa, a Yakuza_ insatisfeitos com a vida.

Novamente Kitano trabalha com o músico Joe Hisaihi, responsável pela partitura de “Verão Feliz”, seu filme exibido na última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Cineasta e músico são parceiros desde “Sonatine” (1993).

Já Yamada vê a educação no Japão com “Escola 2”, que conta a história de um professor que sai em busca de dois estudantes que simplesmente desaparecem.

Os temas dos demais filmes variam entre idealismo, comédia, romance, fantasmas e família.

“Recanto Secreto”, de Shinobu Yaguchi, por exemplo, mostra a vida da ambiciosa Sakiko, garota sequestrada pelos assaltantes do banco onde trabalha. Depois que o carro dos ladrões explode, ela se salva e fica com a maleta cheia do dinheiro roubado.

O que: Mostra “Novos Olhares do Cinema Japonês”
Onde: Cinesesc (r. Augusta, 2.075). Informações pelo telefone 0/xx/11/282-0213
Quando: de hoje a 20 de abril
Quanto: entrada franca (ingressos deverão ser retirados com uma hora de antecedência)

(Demetrius Caesar)

Clique aqui para ler mais notícias sobre cultura na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA