BUSCA Miner



Índice | Próxima

Cartas de Greta Garbo não esclarecem sua orientação sexual

Da Reuters 17/04/2000 16h05

Na Filadélfia (EUA)

A falecida atriz sueca Greta Garbo, a enigmática estrela de Hollywood nos anos 30 que pedia para ser deixada sozinha, mais uma vez despistou os fofoqueiros de plantão.

Apesar da especulação da imprensa internacional sobre cartas escritas pela mítica atriz para sua amiga Mercedes de Acosta, que supostamente provariam sua homossexualidade, os documentos abertos publicamente no fim de semana passado, em um pequeno museu na Filadélfia, não dão nenhuma pista sobre a orientação sexual da diva.

Na verdade, o teor das cartas mal expressam algum afeto em relação a Acosta, uma aristocrata espanhola que se tornou roteirista em Hollywood e alegava ter sido amante de Garbo.

"O mistério de Garbo permanece intacto", disse sua sobrinha-neta Gray Horan a dezenas de jornalistas que lotaram uma pequena sala no Museu e Livraria Rosenbach para conhecer o conteúdo das cartas.

"Não há prova concreta de que qualquer relacionamento de natureza sexual tenha acontecido entre essas duas mulheres. As cartas indicam que elas mantiveram uma longa amizade, com altos e baixos, mas que não pode ser caracterizada como conflituosa ou amorosa", acrescentou Horan.

Acosta, que morreu em 1968, entregou 55 cartas e alguns telegramas e cartões para o Rosenbach em 1960, sob a condição que o conteúdo não fosse revelado publicamente até que se passassem dez anos após a morte de ambas as mulheres.

Escritas entre 1931 e 1959, as cartas foram abertas no sábado passado, o 10o aniversário da morte de Garbo em Nova York, aos 84 anos.

Jornalistas receberam autorização para examinar uma amostra das cartas na segunda-feira, mas sua publicação não foi permitida.

Garbo conquistou as platéias de cinema do início do século com sua beleza nórdica, sua voz provocante e seu corpo bem esculpido durante uma carreira que resultou em 27 filmes entre 1920 e 1941, incluindo "Mata Hari" (1932) e "Anna Karenina" (1935). A atriz se aposentou aos 36 anos.

Foi durante o início de sua carreira que Garbo tornou-se amiga de Acosta, autora dos rumores de que teria mantido um romance com a atriz ao escrever que as duas tomavam banho juntas e lidavam com os períodos de ausência trocando cartas apaixonadas.

Mas Horan disse que Garbo irritou-se com o excesso de atenção de Acosta, e afirmou que sua tia-avó uma vez escreveu em uma carta à espanhola: "Eu não sou o mesmo tipo de ser humano que você".

Vinte e cinco cartas entram em exposição na terça-feira.

Clique aqui para ler mais notícias sobre cultura na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA