BUSCA Miner



Índice | Próxima

Repertório representa a orquestra, diz maestro

da Folha de S.Paulo 18/05/2000 10h41
em Buenos Aires

Claudio Abbado, regente da Filarmônica de Berlim, afirmou em entrevista na capital argentina que as peças escolhidas para os concertos em Buenos Aires, São Paulo e Rio são as que representam melhor a orquestra.

“Em Berlim optamos por algo temático, seja um escritor, seja algum ciclo cultural que a cidade esteja vivendo, pois o público da capital alemã já está bem preparado”, explicou Abbado.

“Em Nova York, na nossa última apresentação, tocamos algo mais contemporâneo, combinando mais com o público local”, acrescentou o regente.

Abbado afirmou que a sua decisão de deixar a orquestra é de caráter pessoal. “Pretendo me aprofundar nas partituras e preciso de tempo para estudar.”

No entanto o regente não descartou a possibilidade de realizar novas apresentações como convidado. Mas impôs condições: tempo para ensaiar com os músicos da orquestra e que eles apresentem o mesmo nível dos instrumentistas da de Berlim.

De acordo com Abbado, não há nenhuma filarmônica como a da capital alemã. “Há músicos de todos os locais, e eles são excelentes”, afirmou.

Para o regente, o contato com a cultura germânica foi a melhor coisa que lhe aconteceu nesses dez anos na orquestra de Berlim. “Viena é muito conformista, e em Londres não há uma linha temática para tocar; a capital alemã é o único lugar onde tudo isso é possível”, disse.

(Gustavo Chacra)

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA