BUSCA Miner



Índice | Próxima

Günter Grass vai condenar em Moscou a guerra na Chechênia

da Deutsche Welle 18/05/2000 13h24

A delegação alemã do PEN Clube, que vai participar do Congresso Internacional em Moscou na semana que vem, pretende tomar uma posição clara quanto à guerra na Chechênia. "Queremos divulgar algumas coisas desagradáveis junto à opinião pública da Rússia", anuncia Johano Strasser, secretário-geral da entidade.

A presença do prêmio Nobel Günter Grass na delegação de 11 escritores deve contribuir para superar eventuais barreiras nos meios de comunicação locais.

O congresso acontece de 23 a 28 de maio na capital russa, com a participação de mais de 300 escritores e intelectuais de 70 países. Segundo Strasser, a seção alemã do PEN, sediada em Darmstadt, quer chamar a atenção para as violações do direito de liberdade de opinião na Rússia, bem como para as restrições impostas às publicações.

O discurso de Grass na abertura oficial do evento será certamente "uma provocação para este ou aquele russo de tendência nacionalista", adianta o secretário-geral.

Os delegados alemães contariam com o apoio expresso de outros PEN Clubes, tais como os da Escandinávia, Polônia, Portugal, Estados Unidos e Canadá. "Para nós, que vimos de fora, é mais fácil, porque não temos nada a temer, mas temos também a responsabilidade de tocar nesses assuntos", completa Strasser.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Clique aqui para ler mais notícias da Deutsche Welle.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA