BUSCA Miner



Índice | Próxima

Rapper Dr. Dre processa a Napster

da Reuters 26/04/2000 15h00

O rapper Dr. Dre está processando a Napster Inc. por violação de direitos autorais após a empresa, que tem um software que permite o compartilhamento de músicas via Internet, não ter retirado as canções do seu diretório.

"Não gosto de pessoas roubando minhas músicas", disse Dre, cujo nome real é Andre Young.

O processo de Dr. Dre, iniciado nesta terça-feira (25) em uma corte em Los Angeles, segue um processo parecido, que está sendo feito pela banda de heavy metal Metallica.

O Napster, programa que possibilita aos seus usuários compartilhar músicas em formato MP3 sem permissão dos artistas, é tão popular entre estudantes dos EUA que chegou a congestionar as redes de computadores de escolas e universidades. Isso levou à proibição do uso do Napster em algumas universidades.

O programa, gratuito, permite ainda a seus usuários cadastrados buscar em um banco de dados que aumenta conforme o número de internautas.

A empresa, de San Mateo, Califórnia (EUA), também está sendo processada pela associação das gravadoras americanas (RIAA). A associação é contrária à distribuição de músicas em formato MP3.

A Napster, que tem menos de 50 funcionários, afirma que não é responsável pela pirataria, já que os arquivos ilegais não ficam armazenados em seus computadores, mas nos PCs dos internautas. Entretanto, a empresa não comentou o novo processo.

Mas nem todos os artistas são contra o Napster. Nesta semana, a banda de hard rock Limp Bizkit fez uma parceria com a empresa para começar uma turnê gratuita pelos Estados Unidos.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA