Anterior | Índice | Próxima

Exposição reinaugura museu de arte de Londrina

Agência Folha 27/03/98 16h44
De Londrina (PR)

A cidade de Londrina reinaugurou nesta sexta-feira o seu museu de arte, com a exposição de 45 obras de consagrados artistas brasileiros, como Carybé e Juarez Machado, entre outros. As obras do acervo, doadas pelos artistas, colocam Londrina no cenário nacional das artes plásticas.

Inaugurado em maio de 93 com uma mostra cuja principal atração foi a escultura "Eterna Primavera'', de Auguste Rodin, o museu não possuía estrutura para funcionar como tal. Há um ano, um grupo liderado pela marchand Ana Maria Barreto e pelo médico Axel Werner Hulsmeyer, colecionador, criou a Samalon (Sociedade Amigos do Museu de Arte de Londrina). A Samalon conseguiu a doação de 39 pinturas e 9 esculturas e recursos necessários para a readequação do prédio.

O prédio, idealizado e construído pelo arquiteto João Batista Villanova Artigas entre 1948 e 1951, foi o primeiro prédio modernista a ser tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná (1974). Villanova Artigas ficou conhecido nacionalmente com obras como a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo) e os estádios do Morumbi e da Lusa.


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.