Índice | Próxima

Colunas do Partenon vão ser desmontadas para restauração

Da AP 27/05/99 17h39
Em Atenas

Num dos projetos de restauração mais ambiciosos já realizados na Acrópole, oito colunas danificadas do Partenon serão desmontadas do templo, construído há 2.300 anos, e reparadas.
Segundo um projeto aprovado pelo Conselho Arqueológico Central, os restauradores desmontarão as colunas, as limparão e as reconstruirão no lado norte do templo.

"Será o maior trabalho empreendido até agora no Partenon. Quando estiver completo, teremos uma imagem melhor do monumento", disse a secretária-geral do Ministério da
Cultura, Lina Medonis. "Certamente será uma visão muito melhor do que agora."

Com um custo calculado de US$ 5,7 milhões, a reconstrução anunciada esta semana deverá levar três anos e inclui a restauração das colunas e do suporte dos frisos e das cornijas. Os restauradores também consertarão as superfícies
danificadas pela contaminação atmosférica e a erosão das chuvas.

A construção do Partenon terminou no ano 438 a.C., depois de oito anos de obras em que houve a participação dos melhores artistas e arquitetos da antiguidade grega. Seu desenho clássico continua a ser um paradigma da beleza arquitetônica. A restauração das ruínas da Acrópole -uma colina coroada de templos clássicos que domina a cidade- começou em 1975 e os trabalhos continuarão muito depois do começo do século 21.



Índice | Próxima


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.