Índice | Próxima

Morre o poeta inglês Ted Hughes

AP 29/10/98 18h50
De Londres

O laureado poeta Ted Hughes, que teve suas maiores aclamações ao final de sua vida com o relato poético de seu atribulado casamento com a poeta americana Sylvia Plath, morreu esta quarta-feira, aos 68 anos.

Hughes, que morreu ao final de uma batalha de um ano e meio contra o câncer, ignorou por muito tempo os ataques das feministas e os que o culpavam pelo suicídio de Sylvia, em 1963.

Ele manteve silêncio sobre o assunto por quase 35 anos, criando os dois filhos e conquistando discretamente admiração por sua poderosa poesia sobre a natureza e sua ferocidade.

A publicação, em janeiro, de "Birthday Letters" (Cartas de Aniversário), sobre seu amor pela torturada Sylvia Plath não apenas calou a maioria de seus críticos pessoais como lhe valeu compreensão e muitos elogios. A obra se tornou um sucesso e foi campeã de vendas.

Ao anunciar a morte de Hughes em um hospital de Londres, o editor Matthew Evans, da Faber and Faber, chamou o poeta de "o homem mais extraordinário", acrescentando que "a perda para sua família era inestimável".

O primeiro-ministro britânico Tony Blair classificou Hughes de "uma grande figura da literatura do século XX, que mesmo em seus últimos anos de vida produzia grandes obras".

Os 88 poemas de "Birthday Letters" lançaram novas luzes sobre o difícil casamento de seis anos de Hughes com Sylvia Plath, que se suicidou meses depois que ele a deixou por outra mulher. Sylvia se intoxicou com gás na cozinha, deixando leite e biscoitos para os filhos, Frieda e Nicholas, na sala ao lado.

"Ele queria que "Birthday Letters" fosse publicado porque sabia que estava gravemente doente. Ele queria publicar a obra antes de morrer, considerando-o de grande importância pessoal. Foi o mais próximo de uma autobiografia", disse Evans.

Quando a obra conquistou o Forward Poetry Prize, no começo deste mês, o presidente do júri, Geordie Greig, disse que se tratava de um livro de um "gênio eterno".

A última aparição de Hughes em público foi há 13 dias, quando recebeu a Ordem do Mérito, uma grande honraria, da rainha Elizabeth II, no Palácio de Buckingham.
(Audrey Woods)

Se você é assinante do UOL, clique aqui para ler matéria do New York Times sobre a morte de Ted Hughes



Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.