Índice | Próxima

Sebastião Salgado expõe 'Êxodos' nos EUA

Da Folha Online 30/03/2000 18h22
Em São Paulo

O fotógrafo Sebastião Salgado inaugurou no último dia 25 (sábado) em Rochester, no Estado de Nova York (EUA), a exposição "Êxodos" ("Migrations", em inglês).

É a primeira de uma grande série consagrada aos refugiados e
imigrantes e dá início, no futuro, a uma turnê mundial.

Resultado de sete anos de trabalho e de reportagens em 47 países, esta exposição já está programada para as seguintes cidades, na seguinte ordem: Rochester (EUA); Paris (França); São Paulo; Lisboa (Portugal); Rio de Janeiro; Roma (Itália); Curitiba; Madri (Espanha); Nova York (EUA); Milão(Itália); Porto Alegre; Helsinque (Finlândia); Copenhague (Dinamarca); Barcelona (Espanha); e Berlim (Alemanha).

A série foi inaugurada em Rochester, pois lá é a sede mundial da Kodak, patrocinadora de Salgado na exposição.

Além da exposição "Êxodos", o fotógrafo também lançou um livro homônimo, com as fotos, pela editora Companhia das Letras.

O livro é dividido em quatro capítulos temáticos: "Migrantes e Refugiados - Instinto de Sobrevivência"; "A Tragédia Africana: Um Continente à Deriva"; "A América Latina: Êxodo Rural, Desordem Urbana"; e "Ásia: A nova Face Urbana do Mundo".

Na primeira página, vê-se a ponte Tecún Umán, na fronteira entre Guatemala e México, de onde os migrantes da América Central , a maior parte clandestina, começam a longa jornada rumo aos EUA.

No capítulo dedicado à Africa, há fotos de ruandeses fugindo do país (Ruanda), em direção a acampamentos de refugiados na Tanzânia. Cerca de um milhão de ruandeses morreram desde 94, quando o presidente hutu Juvénal Habyarimana foi morto.

Clique aqui para ler mais notícias sobre cultura na Folha Online.


Índice | Próxima


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.