BUSCA Miner



Índice | Próxima

Igreja Universal aposta em aliança da Record com o SBT

ELVIRA LOBATO 30/05/2000 09h15
da Folha de S.Paulo, no Rio de Janeiro

O empresário Silvio Santos abriu espaço em seu programa de domingo passado (28) para o principal líder da Igreja Universal do Reino de Deus residente no país: o bispo Marcelo Crivella, sobrinho de Edir Macedo, fundador da igreja, que vive nos Estados Unidos.

É a segunda vez, em seis meses, que Crivella é homenageado pelo acionista controlador do SBT. No final do ano passado, ele apareceu no quadro “Em nome do Amor” e foi entrevistado por Silvio Santos.

As seguidas homenagens prestadas pelo SBT a um expoente da Universal _controladora indireta da TV Record_ têm sido comemoradas pela cúpula da igreja.

O deputado federal bispo Carlos Rodrigues (PL-RJ) diz que a igreja vê “com muito bons olhos” a aproximação com Silvio Santos e avalia que ela pode ser o embrião de uma aliança estratégica da Record com o SBT para enfrentarem a hegemonia da Rede Globo.

“Não seria uma aliança formal, oficializada em papel, mas achamos que Silvio Santos, assim como nós, entende que a união de emissoras como a Record, SBT e Bandeirantes poderia romper a hegemonia da Globo”, disse ele.

Segundo o deputado, o empresário Silvio Santos tem bom relacionamento com a Universal desde 1990, quando vendeu a TV Record para Edir Macedo.

A aproximação de Macedo e Sílvio Santos poderia fortalecer a ação das duas emissoras no Congresso para aprovação da emenda constitucional que prevê a posse de emissoras de radiodifusão por pessoas jurídicas e participação de até 30% de capital estrangeiro.

SBT e Record estão igualmente empenhadas na aprovação da emenda, embora por motivos diferentes. A Universal quer assumir oficialmente a propriedade da Record, que hoje está registrada em nome de bispos, enquanto o SBT quer capital estrangeiro.

Apesar de haver interesses estratégicos convergentes, a aparição de Crivella no programa do último domingo causou surpresa a executivos do SBT, para os quais só existe uma explicação para o fato: trata-se de iniciativa pessoal de Silvio Santos, que costuma prestigiar as pessoas que admira.

Crivella recebeu o “disco de diamante” por ter superado a venda de 1 milhão de unidades do CD “Mensageiro da Solidariedade”, e cantou uma das músicas do disco.

Em seguida, Silvio Santos prestou uma segunda homenagem à Universal, mostrando longas cenas gravadas na Fazenda Nova Canaã, no município de Irecê, no sertão da Bahia. Inspirada nos Kibutzim de Israel, a fazenda é um projeto de irrigação e produção coletiva da igreja, a ser financiado com a venda do disco “Mensageiro da Solidariedade”, de Crivella.

O programa mostrou imagens do bispo colhendo feijão na propriedade. Crivella anunciou a colheita de 100 toneladas de feijão neste ano. Bispo Rodrigues disse à Folha que o projeto é “a contribuição da Universal para a reforma agrária, sem dinheiro do governo nem bagunça na porta do Palácio do Planalto”.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA