BUSCA Miner



Índice | Próxima

Carlos Heitor Cony toma posse hoje à noite na ABL

da Folha Online 31/05/2000 11h35
em São Paulo

O escritor Carlos Heitor Cony, 73, membro do Conselho Editorial da Folha e colunista da Folha Online, toma posse hoje, dia 31, na ABL (Academia Brasileira de Letras). Ele ocupa a Cadeira nº 3, que pertenceu ao romancista Herberto Sales.

A posse está marcada para as 21h no Salão Nobre da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Cony disse que já está tudo pronto, inclusive seu discurso.

O discurso de saudação será do Acadêmico Arnaldo Niskier. Cony receberá o Colar da escritora Lygia Fagundes Telles, o Diploma do jurista Evandro Lins e Silva e o imortal Josué Montello entregará a Espada.

O novo Acadêmico, eleito no dia 16 de março passado, entrou para a ABL com 24 votos.

Seu antecessor, Herberto Sales, morreu em agosto de 1999 aos 81 anos de idade. Autor de “Cascalho”, lançado em 1944, “Além dos Marimbus” e “Einstein, o Minigênio”, escreveu outras obras preciosas de nossa literatura. Romances, novelas, contos e livros infanto-juvenil, em que ele foi autor dos clássicos “O Sobradinho dos Pardais”, O Menino Perdido” e “O Urso Caçador”.

Eleito para ABL no dia 6 de abril de 1971, Herberto Sales, segundo o imortal Aurélio Buarque de Holanda, era o “mestre da prosa”.

Cony nasceu no Rio de Janeiro, em 1926, fez “humanidades” e o curso de filosofia no Seminário de São José. Estreou na literatura ganhando por duas vezes consecutivas o Prêmio Manuel Antônio de Almeida (em 1957 e 1958) com os romances “A Verdade de Cada Dia” e “Tijolo de Segurança”.

Leia também:
“Sou um anarquista triste, humilde e inofensivo”, diz Cony

Clique aqui para conhecer mais sobre a obra e a vida de Cony.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA