Edital da Vale deve ser publicado nesta semana

Governo não informou se divulgará o preço mínimo

Agência Folha 03/03/97 18h58
De São Paulo

O governo poderá publicar ainda nesta semana o edital que regulamenta a privatização da Companhia Vale do Rio Doce.

O ministro do Planejamento, Antonio Kandir, receberá amanhã o edital preparado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o colocará em discussão na quarta-feira, durante reunião do Conselho Nacional de Desestatização.

"Se tudo caminhar bem, não vejo motivos para não soltar logo o edital", afirmou Kandir.

O ministro não quis dizer se haverá preço mínimo para a estatal. Mas afirmou que o governo espera arrecadar, neste ano, US$ 10 bilhões com a privatização, "principalmente com a venda da Vale, se possível em abril''.

Kandir reconheceu, em discurso a empresários e executivos de multinacionais norte-americanas e brasileiras, que essa não será uma tarefa fácil.

"Sabemos que há resistências importantes, mas vamos fazer as privatizações da Vale, do setor elétrico e das empresas de telecomunicações", disse o ministro.

Ele comentou que o governo quer terminar o ano com um superávit primário de 0,8% do PIB (soma de produtos e serviços do país) nas contas públicas da União, ou seja, com sobras de caixa da ordem de R$ 6,4 bilhões antes do pagamento dos juros da dívida interna. Somado ao superávit primário de 0,7% do PIB nas contas das empresas estatais e um equilíbrio nos Estados e nos municípios, o resultado primário será de 1,5% do PIB neste ano, previu.

"No curto prazo, vamos ter de trabalhar muito para garantir esse bom resultado. Por isso reafirmo o programa de privatização", disse Kandir.

Fórum