Anterior | Índice | Próxima

Número de feridos em confronto com PM no Rio chega a 33

Agência Folha 29/04/97 18h38
Do Rio de Janeiro

A briga entre policiais militares e ativistas contrários à privatização da Companhia Vale do Rio Doce feriu na manhã desta terça-feira pelo menos 33 pessoas, muitas delas atingidas pela explosão de quatro bombas de efeito moral. O confronto começou às 10h30, em frente à Assembléia Legislativa, no centro.

Centenas de estudantes xingaram 20 PMs do Batalhão de Choque que garantiam o reboque de um carro de som. O tumulto fez a polícia desistir do reboque. O comando da PM ordenou aos policiais que voltassem à praça 15, junto à sede da Bolsa de Valores do Rio, sede do leilão. Dois PMs foram cercados. Os manifestantes atiraram objetos contra eles e os ameaçaram com xingamentos. Os outros PMs partiram em socorro dos colegas, iniciando o confronto que deixou feridos nove jornalistas, oito policiais e pelo menos 16 manifestantes.

Um brucutu (carro blindado, com canhões de jatos de água para dissolver multidões) foi deslocado para o local e começou a atirar água, em jatos fracos. Não atingiu ninguém. O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Vicente Paulo da Silva, correu em direção ao veículo, pedindo, aos gritos, que ele não fosse usado.



Anterior | Índice | Próxima