Anterior | Índice | Próxima

Schumacher vence em Mônaco; Barrichello chega em segundo

Universo Online 11/05/97 11h36
De São Paulo

A Ferrari completou seus 50 anos com vitória. O alemão Michael Schumacher cruzou primeiro a linha de chegada no GP de Mônaco, quinta etapa do Campeonato Mundial de F-1, neste domingo. Ele assumiu a liderança da competição com 24 pontos. O brasileiro Rubens Barrichello ficou com a segunda posição.

O irlandês Eddie Irvine completou o pódio, subindo para terceiro lugar no Mundial de pilotos com 14 pontos, seis a menos que o vice-líder Jacques Villeneuve.

O francês Olivier Panis, da Prost, que vencera a prova em 96, terminou em quarto lugar. Em quinto chegou o finlandês Mika Salo, da Tyrrell, seguido pelo italiano Giancarlo Fisichella, da Jordan.

Foi a Williams quem deu o presente para escuderia italiana, que festejava meio século de existência. Um erro na estratégia dos favoritos Heinz-Harald Frentzen e Jacques Villeneuve facilitou a vida de Schumacher. A Ferrari, que não vencia em Mônaco há 16 anos, também tomou a liderança no Mundial de construtores, com 38 pontos.

Como chovera antes da corrida e a pista continuava molhada, os pilotos tiveram que escolher entre pneus lisos e pneus de chuva. Schumacher optou pela segurança e saiu com pneus de chuva. Foi a escolha da maioria. Os pilotos da Williams e McLaren optaram por arriscar e partir com pneus lisos, mesmo com a pista ainda escorregadia e chuva fraca.

Na largada, prevaleceu quem largou com pneu de chuva. Schumacher tomou a ponta e abriu quase sete segundos sobre o segundo colocado Giancarlo Fisichella apenas na primeira volta.

O pole position Heinz-Harald Frentzen acabou caindo para terceira posição e seu companheiro Jacques Villeneuve, que largara em terceiro, perdeu vários postos.

Sem condições de continuar a correr com pneus lisos, logo na terceira volta Villeneuve foi para os boxes e colocou pneus de chuva. Duas voltas depois, Frentzen fez o mesmo. Só que nenhum dos dois conseguiu chegar ao fim da corrida.

O brasileiro Rubinho Barrichello saiu em décimo, pulou para quinto na largada e, na segunda volta, tomou o quarto lugar ultrapassando Frentzen, que já havia perdido o terceiro posto para Ralf Schumacher.

Na quarta volta, Barrichello aproveitou rodada de Ralf e tomou o terceiro lugar. Na volta seguinte, ultrapassou a outra Jordan, de Fisichella, e subiu para a segunda posição. Mas, a essa altura, Michael Schumacher já tinha 22 segundos de vantagem.

Ele quase herdou a vitória na volta de número 51. Schumacher passou reto em uma curva. Só que o alemão conseguiu retornar à pista e confirmar sua vitória.

Barrichello abriu vantagem sobre os adversários e conservou o segundo lugar, um excelente posto para a escuderia Stewart, que faz sua temporada de estréia. O brasileiro repetiu assim seu melhor resultado na categoria. Ele ficou em segundo no GP do Canadá em 95, quando defendia a Jordan.

O outro brasileiro, Pedro Paulo Diniz, bateu na primeira volta e abandonou a corrida.

Classificação do Mundial de pilotos:
  
Piloto (país) pontos
1) Michael Schumacher (Alemanha) 24
2) Jacques Villeneuve (Canadá) 20
3) Eddie Irvine (Grã-Bretanha) 14
4) David Coulthard (Grã-Bretanha) 10
Heinz-Harald Frentzen (Alemanha) 10
Gerhard Berger (Áustria) 10
Mika Hakkinen (Finlândia) 10
8) Olivier Panis (França) 9
9) Rubens Barrichello (Brasil) 6
10) Ralf Schumacher (Alemanha) 4
Giancarlo Fisichella (Itália) 4
12) Johnny Herbert (Grã-Bretanha) 3
Jean Alesi (França) 3
14) Mika Salo (Finlândia) 2
15) Nicola Larini (Itália) 1


Campeonato Mundial de Construtores:
  
Equipe pontos
1) Ferrari 38
2) Williams-Renault 30
3) McLaren-Mercedes 20
4) Benetton-Renault 13
5) Prost-Mugen-Honda 9
6) Jordan-Peugeot 8
7) Stewart-Ford 6
8) Sauber-Petronas 4
9) Tyrrell 2



Anterior | Índice | Próxima