Anterior | Índice | Próxima

Kuerten quer distância do governador de SC

Agência Folha 27/06/97 17h27
De Florianópolis

O tenista catarinense Gustavo Kuerten, 20, número um do Brasil e décimo segundo no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), disse sexta-feira que não querer sua imagem relacionada ao processo de impeachment do governador Paulo Afonso Vieira (PMDB).

O governador entregou a Kuerten, no Palácio Santa Catarina (sede do governo do Estado), uma placa de prata em homenagem ao tenista, vencedor deste ano do Aberto da França (Roland Garros), um dos quatro mais importantes torneios do mundo.

Na placa constava a mensagem: ''Gustavo Kuerten: você conquistou Roland Garros com sua dedicação e o mundo com sua originalidade. Parabéns, campeão''.

Em seu discurso, de cunho altamente populista, Paulo Afonso disse: ''Quero expressar todo o orgulho que nós, catarinenses (o governador é piauiense), sentimos pela sua conquista, pela sua garra, pelo seu empenho, pela sua energia, e também pela sua maneira toda especial de ser que contagiou esse mundo todo''.

''O nosso Estado é um Estado de qualidade, temos muitas coisas que nos orgulham e que nos projetam pelo mundo afora. E agora, no tênis, temos você (Kuerten). Nos sentimos cada vez mais bairristas e orgulhosos da condição de sermos catarinenses, pois temos um novo ídolo'', acrescentou.

Paulo Afonso continuou falando por cerca de cinco minutos e foi aplaudido várias vezes por manifestantes favoráveis a sua permanência no poder.

Kuerten, após receber a placa, cumprimentou o governador com um aperto de mão.

Cerca de uma hora depois, sem a presença de Paulo Afonso, disse de maneira bastante séria (contrastando com seu habitual e fácil sorriso) que ''minha imagem não deve ser relacionada a esse problema. Sou um esportista, agora tenho uma imagem maior, que são minhas idéias, e não posso ter tendência política para um lado''.

''Se apoiar um lado, vou prejudicar minha carreira. Vou assistir tudo de camarote (a votação do impeachment acontece segunda-feira), ver o que acontece e falar o menos possível, pois uma pessoa pública tem que tomar cuidado com o que fala'', finalizou.


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.