Anterior | Índice | Próxima

Holyfield pede 'punição exemplar' a Tyson

De Nova York 02/07/97 19h07

Evander Holyfield, 34, que no sábado passado manteve o título da Associação Mundial ao vencer Mike Tyson por desclassificação, quando o desafiante mordeu suas orelhas e arrancou um pedaço de uma delas, disse que espera que o boxeador rival seja castigado com uma "punição exemplar".

A Comissão Atlética do Estado de Nevada estuda entre absolver o lutador, suspendê-lo ou revogar sua licença de pugilista.

Embora tenha declarado que não guarda rancor, Holyfield espera que a comissão imponha uma pena rigorosa ao adversário, que, na segunda-feira, desculpou-se publicamente por sua atitude.

O campeão, que inicialmente recusava-se a fazer comentários sobre a punição que deverá ser aplicada a Tyson, disse que ficará insatisfeito caso o desafiante seja suspenso por um ano.

"A maioria dos pugilistas luta apenas uma vez por ano. Tyson necessita de um ano para melhorar tecnicamente. Provavelmente também precisa descansar", disse.

"Na prática, tal punição funcionaria como um prêmio. Espero que a pena seja mais severa."

Ao ser questionado se a licença de Tyson deveria ser revogada por toda a vida, o atual campeão respondeu que "isso não seria um exagero".

Ainda sobre Tyson, Holyfield disse que não descarta a realização de uma terceira luta contra ele, mas no momento acreditava que isso fosse improvável.

Holyfield, que embarca para a África do Sul no sábado, não assistirá a próxima reunião da comissão, que provavelmente acontece na terça-feira, quando será definido o castigo de Tyson.

Dentro dos ringues, Holyfield pensa em unificar o título mundial dos pesos pesados.

O norte-americano Michael Moorer detém o título da FIB (Federação Internacional de Boxe), enquanto o britânico Lennox Lewis, 32, é dono do cinturão do Conselho Mundial.

"Vou lutar novamente, provavelmente em novembro", reafirmou o norte-americano Holyfield. "Gostaria que minha primeira defesa fosse contra Moorer, unificando nossos títulos."

Moorer, 29, é o único pugilista em atividade a ter derrotado Holyfield em sua carreira profissional.

Em 1994, venceu Holyfield por pontos, em 12 assaltos, pelos títulos da AMB e da FIB. Riddick Bowe, 29, também venceu Holyfield em duas oportunidades, mas posteriormente se aposentou.

Embora ainda não tenha conversado com os empresários de Michael Moorer a respeito da possibilidade de uma revanche, Holyfield acredita não haver problemas para sua materialização.

"Tenho certeza de que aceitarão a proposta, pois haverá muito dinheiro envolvido", previu o campeão.

Também está nos planos de Holyfield, em caso de vitória sobre Moorer, um combate contra Lennox Lewis, no primeiro semestre de 1998, pela unificação dos três principais títulos do boxe.


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.