Anterior | Índice | Próxima

Autógrafo de Élber mantém escola no PR

Agência Folha 02/07/97 19h35
De Londrina

O atacante Élber tem um motivo a mais para comemorar além do contrato que assinou com o Bayern de Munique para a temporada 97/98 do Campeonato Alemão.

Neste mês, começam a funcionar em Londrina (PR) os cursos profissionalizantes da Escola Oficina Pestalozzi, sustentados com recursos obtidos pelo jogador.

Há quatro temporadas no futebol alemão, o londrinense Élber, 24, além de se destacar como artilheiro do Stuttgart (nas temporadas 94/95, 95/96 e 96/97), criou a Fundação Meninos de Rua de Londrina, que obtém verba na Alemanha e investe na formação de crianças e adolescentes no Brasil.

A Escola Oficina Pestalozzi, dirigida pela entidade Comunhão Espírita de Londrina, oferece 150 vagas para cursos profissionalizantes, além de aulas de reforço escolar para estudantes e alfabetização de adultos em uma das regiões mais pobres de Londrina, o Jardim Franciscato (zona sul da cidade).

Segundo o jogador, o apoio à entidade surgiu "por acaso".

"Eu vinha da Europa e procurava dar cestas básicas aos carentes, até que um amigo alertou que isso não resolvia nada, então decidi investir em algo que mostrasse uma perspectiva de futuro", explica.

Élber consegue os recursos para manter a escola por meio da fundação e da participação em sessões de autógrafos, na Alemanha.

"Lá, se um cara vai inaugurar um comércio, por exemplo, ele te convida para um hora de autógrafo. Eu vou e faço campanha para a fundação, conseguindo dinheiro para a escola."

Com 17 funcionários e uma despesa mensal de R$ 10 mil só com salários, a Escola Oficina Pestalozzi atende 150 pessoas, com sete cursos profissionalizantes em áreas como costura industrial, cabeleireiro, cozinha industrial, educação ambiental e padaria.

Élber é responsável também pela construção de uma quadra esportiva na escola -para que as crianças "se sintam interessadas em participar das atividades."

A diretora da Escola Oficina, Irene Chirnev Pedotti, salienta que o interesse dos jovens em participar dos cursos "está ligado ao fato de o Élber ser o promotor da entidade. As crianças são atraídas pelo ídolo e acabam participando".

Segundo Élber, Dunga, capitão da seleção brasileira, já ajudou a escola. "Em seu último ano no Stuttgart, ele participou de sessões de autógrafos para nos ajudar."

O trabalho do jogador é respeitado na Alemanha. Em sua última temporada no Stuttgart, um coral lírico da cidade organizou uma turnê pelo país para arrecadar dinheiro para a fundação. "Foram oito apresentações e um saldo de R$ 50 mil para a escola", afirmou. (José Maschio)


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.