Anterior | Índice | Próxima

Zagallo deve deixar Edmundo de fora da seleção

Agência Folha 10/07/97 19h48
Do Rio de Janeiro

O atacante Edmundo está trocando o Vasco pelo Palmeiras. Mas as chances de o atacante voltar à seleção brasileira são mínimas, segundo o técnico Mario Jorge Lobo Zagallo.

Ele entende que o jogador necessita de um psicólogo. "Acho fundamental o tratamento psicológico para a vida desse rapaz. Precisa buscar ajuda para se controlar."

"O problema é que ele acha que não precisa de ajuda. Aí está o mal. O difícil é convencê-lo a aceitar o tratamento. Fazer análise não é vergonha. Qualquer pessoa precisa de ajuda. Uns mais que outros."

Para Zagallo, se Edmundo não mudar radicalmente de comportamento, não será mais chamado para a seleção porque pode prejudicar seus companheiros.

"Futebol é um esporte coletivo. Imagine se ele fosse expulso na final da Copa América por ter socado aquele boliviano (o lateral Cristaldo)? A seleção perderia o título por causa de um atleta."

"Não quero antecipar quem vou chamar no dia 22 de julho para os jogos contra Japão e Coréia. Mas quem é que quer problema?", acrescentou, insinuando que os dias de Edmundo estão contados.

O técnico criticou a "dança da bundinha" de Edmundo nas finais do Estadual do Rio contra o Botafogo. "O que ele fez é deboche. Não pode", disse.

Zagallo, porém, afirmou que não quer um psicólogo na seleção. "O jogador já tem que vir pra seleção preparado e estruturado."

A diretoria do Palmeiras, que foi nesta quinta-feira ao Rio para tentar definir os últimos detalhes da contratação de Edmundo, também estuda a contratação de um psicólogo para o polêmico atacante.

Aldo Guida, médico do clube, disse que a idéia de contratar um profissional da área surgiu em janeiro, num simpósio de medicina.

"Psicologia no esporte dá suporte emocional ao grupo. O trabalho seria a médio prazo. Mas só dá certo se o atleta aceitar", afirmou o médico. "Vamos conversar bastante com o Edmundo. Vamos mostrar que ele é querido pelo grupo. Edmundo é um rapaz que gosta de trabalhar", acrescentou.

Edmundo já fala como jogador do Palmeiras, mas se irrita com qualquer pergunta sobre a contratação de um psicólogo.

"Só posso dizer que a minha parte com o Palmeiras está certa. Já acertei o contrato. Só faltam os clubes chegarem a um acordo."

Segundo ele, Eurico Miranda, vice-presidente do Vasco, concorda com a negociação desde que receba o dinheiro do passe (cerca de US$ 6 milhões) à vista e mais o empréstimo do atacante Viola.

Segundo o gerente de esportes da Parmalat, patrocinadora do Palmeiras, Paulo Russo, o clube já definiu todos os detalhes da contratação do lateral-direito Pimentel.

Ele deve iniciar na sexta os treinos em sua nova equipe. O La Coruña, da Espanha, reabriu nesta quinta negociações para contratar Djalminha. (Cristina Rigitano)



Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.