Anterior | Índice | Próxima

Atlético vence clássico mineiro

Agência Folha 20/07/97 20h08
De Belo Horizonte (MG)

O Atlético-MG conquistou neste domingo a primeira vitória no Campeonato Brasileiro 97, vencendo o Cruzeiro, por 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte.

O Atlético abriu o placar aos 6min do primeiro tempo, com Valdir. Dedê roubou a bola de Cleison, passou para Marques, que foi à linha de fundo e cruzou para Valdir, que chutou para o gol. Juninho e Odair tentaram, mas não conseguiram impedir que a bola chegasse ao gol de Dida.

Abalado com o primeiro gol atleticano, o Cruzeiro só conseguiu rearticular o time a partir dos 15min. O primeiro chute a gol, de Marcelo, saiu aos 20min.

No primeiro tempo, o Atlético atacou mais, perdeu a chance do segundo gol aos 12min. Aos 30min, Valdir fez o segundo. Conseguiu passar pela defesa cruzeirense e finalizou um lançamento de Juninho, como no primeiro gol.

O atacante Palhinha, que levou cartão amarelo depois do segundo gol do Atlético, por reclamar do juiz, foi expulso do jogo, aos 32min do primeiro tempo.

Com dez jogadores em campo, o Cruzeiro, que já tinha atuação inferior ao Atlético no primeiro tempo, ficou mais desestruturado. Palhinha, que foi vendido para o Real Club Mallorca, da Espanha, saiu vaiado pela torcida atleticana.

O Cruzeiro começou o segundo tempo pressionando para diminuir a diferença. A menos de 2min do segundo tempo, Marcos Teixeira cobrou falta na ponta direita. A zaga não tirou e Gélson bateu para o gol. Taffarel pegou.

A tentativa do Cruzeiro de reverter o placar deu trabalho para o goleiro do Atlético no segundo tempo. Aos 18min, Marcelo, sozinho dentro da área, chutou para o gol, tentando finalizar um lançamento de Nonato. Taffarel defendeu na pequena área.

O Cruzeiro só conseguiu diminuir aos 35 min do segundo tempo. Em cobrança de falta na pequena área, Nonato tocou para Marcelo, que chutou para o gol, fazendo o primeiro da equipe azul.

Os dois times foram para o clássico tentando recuperar a má impressão dos últimos jogos. O Cruzeiro levou uma goleada de 5 a 0, do São Paulo, na última semana, e o Atlético vinha de três derrotas.

A vitória sobre o Cruzeiro está sendo encarada pela equipe do Atlético como possibilidade de reação no Brasileiro. O Cruzeiro aposta agora na Libertadores. Na próxima quarta-feira, a equipe enfrenta o chileno Colo Colo, pelas semifinais da competição. (Fábia Prates)

CRUZEIRO
Dida; Marcos Teixeira (Fábio), Odair, Gelson e Nonato; Reginaldo, Donizete, Cleison e Elivelton; Palhinha e Marcelo
Técnico: Paulo Autuori

ATLÉTICO
Taffarel; Dedimar, Luiz Eduardo, Negueti e Dedê; Bruno, Doriva, Juninho (Clayton) e Cairo (Edigard); Valdir (Nilo) e Marques
Técnico: Ermerson Leão.

Juiz: Marco Antônio Cunha
Renda: R$ 250.480,00
Público: 28.663 pagantes
Cartões amarelos: Luiz Eduardo, Juninho, Marques e Valdir (Atlético); Marcos Teixeira, Cleison, Elivélton, Palhinha e Marcelo (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Palhinha
Gols: Valdir, aos 6min e aos 30min do primeiro tempo, e Marcelo, aos 35min do segundo tempo



Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.