Anterior | Índice | Próxima

Corinthians e São Paulo estréiam no Brasileiro feminino

Por Karina Ogo 07/11/97 19h32
Agência Folha
De São José dos Campos

Duas das principais equipes favoritas ao título -Corinthians e São Paulo- estréiam sábado, na abertura do primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, que vai até o dia 30, em Taubaté (SP).

O Corinthians vai abrir a competição, pelo grupo B, enfrentando o Nacional (AM), a partir das 16h, no estádio Joaquim Morais Filho.

Às 18h, o São Paulo, atual campeão paulista, pega o Cabo Frio (RJ), em jogo válido pelo grupo A.

Dirigido por Zé Duarte, o São Paulo tem sete jogadoras da seleção brasileira. O destaque é Sissi, considerada a melhor do país.

A centroavante Kátia, artilheira do Paulista com 34 gols, é outra estrela do time paulistano, ao lado da volante Formiga.

As outras integrantes da seleção são a goleira Maravilha, a zagueira Tânia e as laterais Marisa e Elci.

Desde que foi formado, em novembro de 96, o São Paulo nunca perdeu um campeonato.

A equipe do Cabo Frio estará desfalcada de duas atletas importantes. A zagueira Lúcia, que se contundiu em partida de futebol de salão, e a atacante Tânia, que não foi liberada de seu trabalho. ''Elas vão fazer falta, as substitutas ainda são inexperientes'', disse a técnica Vanilda Pinheiro, 36.

A equipe vem treinando desde o final do Estadual do Rio, há cerca de quatro meses. ''A adrenalina está em alta e estamos bem preparadas'', afirmou a meia Janete, 29.

Pela manhã, a partir das 9h, Goiânia vai enfrentar o Raiz da Gávea (RJ), no campo da ADC Volkswagen. No mesmo horário, no campo da ADC Mecânica Pesada, o Rio Negro (AM) jogará contra o Gama Filho (RJ).

A delegação do Rio Negro, do técnico Ilmar Farias, foi a primeira a chegar a Taubaté, quinta-feira.

O time lidera o campeonato estadual, interrompido para possibilitar a participação dos dois times amazonenses no Brasileiro.

''Será a primeira vez em que jogaremos em São Paulo, e, apesar do nervosismo, a expectativa é ótima. Estamos felizes por terem dado chance a times do Norte'', afirmou a zagueira Gleyce Mary, 18.

A maior parte das delegações está acomodada nos alojamentos do quinto BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), em Taubaté.

A Lusa-Sant'anna ficará hospedada em um hotel. Já Corinthians e São Paulo irão para Taubaté apenas no dia de suas partidas.

Com apoio da Prefeitura de Taubaté e organizados pela Sport Promotion e pela JS Propaganda, os jogos do Brasileiro não terão cobrança de ingressos.

A entrada é um quilo de alimentos, que irão para entidades filantrópicas ligadas à prefeitura.

O clube e a Prefeitura de Taubaté apostam no sucesso do Campeonato Brasileiro Feminino para estimular a presença frequente das mulheres da região nos estádios.

Outro objetivo é mostrar condições necessárias para ser sede de uma das chaves da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro.

A resposta da FPF (Federação Paulista de Futebol), que está analisando as cidades candidatas, deverá ser anunciada até o final deste mês.

A divulgação do campeonato em Taubaté começou quinta-feira, com a afixação de aproximadamente mil flâmulas, propagandas nas rádios da região e também em emissoras de televisão.

A expectativa da organização da competição é de que a partida de abertura e os jogos da segunda fase em diante tenham transmissão ao vivo na televisão.


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.