Anterior | Índice | Próxima

Singular elimina Corinthians e pega Polti no Paulista de basquete

Por Luís Curro 01/12/97 18h14
Agência Folha
De São Paulo

Dois times em situações distintas e que têm colégios como patrocinadores enfrentam-se terça-feira à noite na primeira rodada da primeira fase dos playoffs (mata-mata) do Paulista de basquete masculino.

De um lado, o COC, de Ribeirão, primeiro colocado na fase classificatória, favorito ao título.

Do outro, o Singular, de Santo André, que só na última rodada se classificou para os playoffs, obtendo a oitava e última vaga após bater Corinthians, Tilibra-Copimax/Bauru e Suggar-MRV/Sorocaba nos critérios de desempate.

O confronto acontece no ginásio da Cava do Bosque, em Ribeirão Preto (319 km a norte de São Paulo), às 20h30, mesmo horário dos outros jogos: Marathon x Inter-Winner/Limeira, em Franca, Banco Bandeirantes x Pinheiros-Blue Life, em Barueri, e Report x Brastemp/Rio Claro, em Mogi.

As diferenças entre as duas equipes, e entre os dois colégios, são tão grandes que se pode fazer um paralelo com o confronto bíblico Davi x Golias.

O rei israelita, muito inferior fisicamente, derrotou o gigante filisteu ao disparar, com uma funda, um tiro na testa.

Agora, a vitória do mais fraco sobre o mais forte é improvável.

O COC, em parceria com a Polti (eletrodomésticos), investe no basquete cerca de R$ 84 mil por mês. O Singular, com auxílio financeiro do Carrefour (supermercados) e da Prefeitura de Santo André, cerca da metade.

O gigante COC, 34 anos de vida, tem espalhadas pelo Brasil 63 escolas e projeto de uma universidade para o ano que vem. O modesto Singular, 30, tem nove, e só na região do ABC (Grande São Paulo).

Os objetivos na quadra também diferem. Enquanto o COC crê no título, o Singular se diz satisfeito em ter chegado aos playoffs.

Dirigentes dos dois colégios envolvidos na fase decisiva do Paulista afirmam que suas empresas investem no basquete porque acreditam que ele dá retorno.

''O basquete é um esporte que atinge o gosto do nosso público, que é bastante jovem'', afirma Chaim Zaher, 43, diretor-presidente do COC. ''O futebol, além de ser agressivo, está decadente.''

Segundo ele, o retorno tem sido ''magnífico'' para a escola, que tem intenção de ser reconhecida em todo o território nacional.

Paolo Gambogi, 50, diretor de marketing do Singular, diz que o colégio tem retirado verba da propaganda para direcionar ao basquete, pois ''atrai novos alunos.''

Quarta-feira, às 14h, haverá uma ''peneira'', em Santo André, para garotos interessados em treinar basquete. Informações pelo telefone (011) 454-0219.


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.