Anterior | Índice | Próxima

Profissionalismo separa Zé Marco e Emanuel

Por José Alan Dias 08/12/97 18h25
Agência Folha
De São Paulo

O tratamento profissional dado ao vôlei de praia nos EUA foi responsável pela separação da dupla bicampeã do Circuito Mundial.

O paranaense Emanuel, 24, 1,90 m, abdicou da dupla que formava com o paraibano Zé Marco, 26, 1,93 m, há três anos, nona colocada em Atlanta-96, para aprender ''como ser profissional'' nos EUA.

Em janeiro, ele se muda para Hermosa Beach, na Califórnia (costa oeste) para disputar o circuito profissional dos EUA, que na temporada passada distribuiu USŸ 4 milhões em prêmios.

O da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), por outro lado, distribuiu cerca de USŸ 1 milhão.

Esse ano, cada um amealhou em torno de USŸ 130 mil. O brasileiro Loyola, eleito o melhor da temporada nos EUA, USŸ 310 mil.

''Eu estou pensando no futuro, em Olimpíada. Até eu me adaptar sei que não vai entrar muita grana. Nos EUA, o vôlei de praia é profissão, é negócio. Nós não temos mais para onde crescer no Circuito Mundial'', diz Emanuel.

''Somos bicampeões mundiais e não temos o mesmo respaldo de alguém que ganhou um torneio da AVP (Associação dos Jogadores Profissionais)'', completa.

O convite para jogar nos EUA foi feito à dupla em outubro durante o torneio promovido em conjunto pelas duas entidades.

Uma universidade particular ofereceu bolsa de estudo, de seis meses, para curso de línguas. Emanuel topou, Zé Marco, não.

''Ele sempre teve o sonho de jogar lá. Eu não tenho essa vontade. Não me atrai'', afirma Zé Marco, que formará dupla com Ricardo, 22, 1,98 m, para o Circuito Brasileiro e a próxima temporada do Circuito Mundial.

A princípio, Emanuel vai participar das etapas da AVP -24 no total- ao lado de André, que estreou este ano nos EUA.

''Vou para ficar uma temporada. Depois volto para o Brasil já pensando em Sydney'', diz Emanuel, que não descarta a possibilidade de voltar com Zé Marco.

''É cedo para dizer se a gente volta a jogar junto'', afirma Zé Marco.

A dupla ainda participa das duas últimas etapas do Circuito Brasileiro, no Guarujá, neste final de semana, e em Florianópolis, na semana seguinte.


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.