Índice | Próxima

Juiz dá título da Supercopa ao River Plate

Da redação 18/12/97 0h07

Graças à atuação do juiz paraguaio Ubaldo Aquino o River Plate derrotou o São Paulo, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, em Buenos Aires, e ficou com o título da versão 97 da Supercopa dos Campeões da Taça Libertadores da América.

Aquino benefeciou os argentinos em três lances decisivos. No primeiro tempo, assinalou um pênalti inexistente em favor do River Plate. O lance foi desperdiçado pelo meia uruguaio Francescoli, que chutou nas mãos do goleiro Roger. Na sequência, o paraguaio expulsou injustamente o são-paulino Marcelinho.

No segundo tempo, com um a menos, o time paulista não resistiu e cedeu o primeiro gol logo no primeiro minuto. O chileno Marcelo Salas marcou.

Mesmo com dez, a equipe brasileira tentou reagir. Conseguiu pressionar o River, mas o juiz ignorou um pênalti claro em Dodô. No mesmo lance da penalidade dentro da área, o paraguaio assinalou falta em dois lances pois houve recuo do zagueiro para o goleiro argentino. O São Paulo empatou o jogo. Mas Aquino voltou a agir em benefício do River Plate. Anulou o gol alegando que a barreira se movimentara. Ou seja, beneficiou o infrator.

Mas logo depois, Dodô, em um chute de fora da área, empatou a partida. A alegria são-paulina durou pouco. Salas voltou a marcar.

No final, Aquino tentou compensar e expulsou o argentino Astrada. Mas já era tarde para o São Paulo chegar ao empate e tentar levar a decisão para os pênaltis.

Mesmo assim, o Brasil termina a temporada 97 com a hegemonia do futebol sul-americanos. Clube mineiros ganharam dois dos três torneios continentais. O Cruzeiro venceu o mais imporante de todos, a Taça Libertadores da América. O Atlético-MG conquistou a Conmebol. Para os argentinos restou a desvalorizada Supercopa, competição que deve ser extinta na próxima temporada e substituída pela Copa Mercosul, com uma composição bastante diferente.


Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.