Anterior | Índice | Próxima

Anderson é absolvido de acusação de doping

Da redação 28/01/98 22h33

O meia Anderson, do Internacional, foi absolvido na noite desta quarta-feira da acusação de doping. O Tribunal Especial da Confederação Brasileira de Futebol decidiu por 5 votos a 0 que o atleta não teve intenção de se dopar apesar de ser sido encontrada morfina, substância proibida, em sua urina em exame realizado no Brasileiro de 97.

Se fosse condenado, Anderson poderia pegar de quatro meses a um ano de suspensão. Mas o departamento jurídico do Inter confiava na absolvição -fato incomum nos casos de doping.

O Inter provou que a substância apareceu na urina de Anderson porque ele comeu pão com papoula no hotel Transamérica, em São Paulo, horas antes do jogo contra o Santos, no Morumbi, pelo Brasileiro-97.

A morfina é originada do ópio, que, por sua vez, é extraído de frutos da papoula.

Depois da divulgação do exame de Anderson, um grupo de estudantes de medicina comeu pão com papoula, a convite do Inter. O resultado também deu positivo.

O Inter apresentou pareceres de especialistas atestando que a ingestão de papoula provoca sinais de morfina no organismo.

A morfina, um forte anestésico, não aumentaria a capacidade física do atleta. Seu uso combateria a dor, em caso de lesão.


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.