BUSCA Miner



Índice | Próxima

Taffarel é campeão da Copa da Uefa com o Galatasaray, da Turquia

da Folha Online 17/05/2000 18h22

Reuters

Taffarel comemora
título inédito

Com duas defesas espetaculares durante a prorrogação (morte súbita) e muita sorte na decisão por cobranças de pênaltis, que terminou em 4 a 1, o goleiro brasileiro Taffarel e sua equipe, o Galatassaray, da Turquia, conquistaram o título da Copa da Uefa, disputado nesta quarta-feira (17) contra o Arsenal, da Inglaterra, na cidade dinamarquesa de Copenhague.

Este foi o primeiro título internacional conquistado por uma equipe turca na história do futebol. Além de Taffarel, joga no Galatasaray outro brasileiro, o zagueiro Capone. O lateral Silvinho, recentemente convocado para a seleção brasileira, atua pelo Arsenal.

No tempo normal de jogo, as equipes empataram em 0 a 0. Aos 4min da prorrogação, o romeno Gheorghe Hagi, maior estrela do time turco, foi expulso de campo.

Mesmo jogando com dez, o Galatasaray conseguiu segurar o resultado, graças, principalmente, à boa atuação de Taffarel. Logo aos 2min do segundo tempo da prorrogação, o goleiro brasileiro fez a defesa mais importante do jogol, em uma cabeçada do francês Henry. Depois, foi a vez do nigeriano Kanu tentar o gol duas vezes, com boas defesas de Taffarel.

Nos pênaltis, o crota Suker, artilheiro da Copa do Mundo de 1994, perdeu a primeira cobrança do Arsenal, batendo na trave. Vieira desperdiçou outra cobrança para o time inglês, acertando o travessão.
Popescu converteu a última cobrança para o time turco e garantiu o título.

Nesta temporada, o Galatasaray venceu também o Campeonato Turco e a Copa da Turquia.

GALATASARAY 0 X 0 ARSENAL

GALATASARAY
Taffarel; Carlos Capone, Gheorghe Popescu, Bulent Korkmaz e Umit Davala; Gheorghe Hagi, Suat Kaya (Ahmet Yilderim), Okan Buruk (Hakan Unsal); Hakan Sukur, Arif Erdem (Hasan Sas) e Penbe Ergun
Técnico: Fatih Terim

ARSENAL
David Seaman; Lee Dixon, Martin Keown, Tony Adams e Silvinho; Ray Parlour, Patrick Vieira e Emmanuel Petit; Marc Overmars (Davor Suker), Dennis Bergkamp (Nwankwo Kanu) e Thierry Henry

Local: Copenhague (Dinamarca)
Árbitro: Antonio Jesus Lopez Nieto (ESP).
Público: 38.919
Cartão vermelho: Gheorghe Hagi (Galatasaray)

Leia mais sobre esporte na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA