BUSCA Miner



Índice | Próxima

Estreante Montoya vence 500 milhas de Indianápolis

das agências internacionais 28/05/2000 21h04

Em sua estréia na mais famosa das corridas, o colombiano Juan Pablo Montoya venceu ontem as 500 Milhas de Indianápolis.
Em segundo lugar chegou o norte-americano Buddy Lazier, seguido pelo veterano piloto chileno Eliseo Salazar.

Foi a primeira vez desde 1966 que um estreante venceu a corrida, que realizou ontem sua 84ª edição. O último a ganhar as 500 em sua primeira participação fora o inglês Graham Hill.

A prova começou com mais de três horas de atraso devido às fortes chuvas que caíram na pista. Há três anos, uma chuva adiou a prova por dois dias. Em 1998, a prova começou com 40 minutos de atraso por causa de um temporal.

Montoya, piloto da Ganassi na Indy, viveu um fim-de-semana agitado. No sábado, o colombiano disputou o GP de Nazareth, na Pensilvânia. A prova, inicialmente marcada para o dia 9 de abril, havia sido adiada devido a neve.

Largando na pole, o piloto da Ganassi acabou em quarto lugar, sua melhor colocação nesta temporada. Um dia depois, Montoya estava de volta ao cockpit, para disputar a prova de Indianápolis.

A participação de Montoya e de seu companheiro de equipe, Jimmy Vasser, em Indianápolis representa uma reaproximação da Indy com a IRL. A iniciativa foi de Chip Ganassi, dono da equipe.

Até 1995, as 500 Milhas estavam no calendário da Indy. Discordâncias sobre o regulamento da categoria levaram à criação da liga rival, capitaneada por Tony George, dono do tradicional circuito.

Raul Boesel e Ayrton Daré, os únicos brasileiros a participarem da prova, chegaram em 16º e 25º, respectivamente.

Leia mais sobre esporte na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA