Carnaval em Recife
    e Olinda

RECIFE

"Vem pessoal, vem moçada/ Carnaval começa com o Galo da Madrugada". O hino avisa, nas primeiras horas do sábado de Carnaval, o sábado do Zé Pereira, que a festa de Recife começou e é hora de sair pulando. O Galo chama, e a multidão segue. O Carnaval da capital de Pernambuco tem variedade e animação pra nenhum folião botar defeito.

Na Estação da Folia, no centro da cidade, a Avenida Guararapes se transforma no palco do Carnaval da cidade. Lá são armadas arquibancadas para que o público possa acompanhar os desfiles das agremiações e dos blocos da cidade. A diferença do que acontece nos sambódromos do Rio e de São Paulo é que o público se mistura aos blocos e acompanha a folia do meio da bagunça.

É nesse palco que o Galo dá seu grito e arrasta uma multidão que já lhe rendeu até um record no "Guinness Book - o Livro dos Recordes", que registrou o bloco como uma das maiores manifestações populares do planeta. Este ano, os desfiles começam no dia 07 e só terminam às 4h30 da terça-feira. Além desse sambódromo bem recifense, a cidade tem o seu Carnaval na parte antiga. Nessa região, monta-se um palco onde os músicos tocam e povo ao redor faz a festa dançando. O frevo dá o tom e também há uma enorme programação de shows.

Agora, que não se pense que a cidade chega nessa animação toda do dia para a noite. Como em todo bom Carnaval do Nordeste, a cidade também reserva tempo para as prévias. Há bailes em vários clubes, como os tradicionais Internacional do Recife e o Português, além de programação de rua com os ensaios gerais. É nesses que as escolas dão uma mostra do que será o Carnaval do ano e do que espera aqueles que pretendem cair no frevo.

OLINDA

Bonecos gigantes, frevo e muita, mas muita gente mesmo. O carnaval de Olinda é inconfundível. Para brincar, quem conhece aconselha: prepare o fôlego, porque não se para de pular um minuto. Centenas de agremiações puxam a festa ladeira acima e abaixo.

Tradicionalmente a folia se concentra na parte conhecida como cidade alta, mas tem ido tanta gente para a Olinda nesta época do ano que os blocos já não conseguiam mais desfilar (em média, são 300 mil turistas a cada Carnaval). Por isso, em 97 as autoridades resolveram descentralizar, programando atividades também para a cidade baixa.

Uma das características mais marcantes do carnaval de Olinda são os gigantescos bonecos como "O Homem da Meia-Noite" ou "Barbapapa" e "O Lord de Olinda".

Outro lugar central da folia chama-se Quatro Cantos. Um dos pontos mais conhecidos da cidade, por essa encruzilhada passam todos os blocos, troças, clubes e maracatus e é onde acontece a maior concentração de foliões por metro quadrado do Carnaval.

A festa de Olinda não se rende fácil: Quarta-feira de cinzas significa mais folia, com a troça dos garçons, que anima o dia. A coisa só chega ao fim mesmo quando os blocos "Por Que Parou" e "Quero É Mais" se recolhem, dois finais de semana depois do carnaval.

LINKS

  • Carnaval em Pernambuco
  • Planeta Olinda