Primeira páginaÚltimas notíciasPolíticaEconomiaInternacionalEsportesTecnologiaCulturaGeral   Na prática, Carnaval começa hoje

Pholianafaria em SP, desfiles na zona sul carioca e shows na Baixada Santista preparam foliões

Agência Folha 01/02/97 16h24
de São Paulo

Carnaval O carnaval aquece os motores hoje em vários locais do país. Em São Paulo acontece, hoje e manahã, a Pholianafaria, desfiles de blocos que acontece na avewnida Faria Lima, zona sul. Na zona sul do Rio acontece desfile de vários blocos de clase média, dos blocos da região, entre eles o Simpatia é quase Amor, de Ipanema, e Suvaco, do Jardim Botânico. No litoral de São Paulo acontece uma extensa programação de shows, incluindo o Kaiser Summertime, no Guarujá, e apresentação do grupo Katinguelê, na Praia Grande.

O ecletismo domina a programação musical deste fim-de-semana nas praias da Baixada Santista (SP). Os shows oferecem rock, pagode, pop, rumba, MPB e reggae. Além dos shows, estão previstos um espetáculo teatral ao ar livre e o baile ''Uma Noite nos Mares do Sul'', prévia do Carnaval no Ilha Porchat Clube, em São Vicente.

Neste sábado, no Guarujá, o reggae do grupo Nomad e o pop do Karnak, banda do ex-Mulheres Negras André Abujamra, dão prosseguimento às apresentações dentro do projeto Kaiser Summertime. Os dois grupos se apresentam entre às 18h e às 20h no palco itinerante montado sobre uma carreta que circulará pela região do morro do Maluf, em Guarujá. Pelo mesmo projeto, no mesmo local e horário, estão previstas para domingo mais duas atrações. Vão se apresentar Os Ostras (surf music) e Maurício Pereira, ex-parceiro de Abujamra no Mulheres Negras.

Em Santos, a orquestra Cumbre de Cuba executará na noite deste sábado um repertório de rumbas, salsas e boleros no palco da praia do Boqueirão, ao lado do Canal 3. O show de abertura, a partir das 21h, será da banda Discover. No domingo, no mesmo local e horário, as bandas War Cremes (rock), General Buffalo (country) e Novo Horizonte (pagode) abrem a noite para o show principal, do grupo de pagode Art Popular. Praia Grande terá neste sábado o grupo de pagode Katinguelê (22h), e no domingo, a partir das 21h, o rock dos grupos Rapunzel e Walk. Os shows acontecem no palco montado na praia do Boqueirão. Em São Vicente, pelo 23§ ano consecutivo, o Ilha Porchat Clube promove na noite deste sábado o baile ''Uma Noite nos Mares do Sul'', uma prévia do Carnaval. Treze bandas vão se apresentar tocando músicas de vários estilos. Haverá danças típicas havaianas.

Até a meia-noite deste domingo o trânsito estará impedido na avenida Nova Faria Lima, entre a praça Luís Carlos Paraná e a avenida Juscelino Kubitschek, na zona oeste de São Paulo, para a realização do Pholianafaria, um desfile de blocos do Carnaval da cidade. O tráfego está impedido desde a 0h deste sábado. As 56 linhas de ônibus, que segundo a empresa São Paulo Transportes, circulam pela Nova Faria Lima, entre as avenidas Cidade Jardim e JK, terão seu trajeto alterado até as 6h de segunda-feira.

Dez faixas, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), foram colocadas nos trechos interditados para sinalizar os desvios. Vinte e um blocos estarão animando os foliões nos dois dias do Pholianafaria, que será aberto, neste sábado, pelo grupo de percussionistas teens Meninos do Morumbi.

Na sequência, desfilam nove blocos: Força Federal, Carnafolia, Édimais, FAZ, Unidos da Maior Idade, Fuzuê da Zebra, Mello 651, AABB e Cachorrões. No domingo, o desfile continua com 12 blocos: Pagodão, Gregos e Troianos, Paineiras, São Paulo, Kaiser (patrocinadora do evento), Jovem Pan 2, Valores do Samba, Cascavel, Pinheiros, Tietê Quero Beber Você, Retetel e Istoé. O ingresso para a Pholia é um quilo de alimento não-perecível.

Os principais blocos e bandas da zona sul do Rio de Janeiro realizam neste sábado e domingo seus desfiles, dando início ao Carnaval de rua da cidade. Os dois blocos mais animados dessa região da cidade -o Simpatia É Quase Amor, de Ipanema, e o Suvaco, do Jardim Botânico- devem manter a tradição de atrair centenas de pessoas.

O Simpatia sairá neste sábado, às 16h, tendo como ponto de concentração a praça General Osório. O bloco vai em direção à praia, avança alguns quarteirões pela orla e envereda pelo interior do bairro, voltando ao ponto de partida. O clima do Simpatia costuma ser muito animado e descontraído. Centenas de banhistas se juntam ao bloco em sua passagem pela orla. Este ano, o enredo do bloco é ''No Meu Rio de Fevereiro...Simpatia É Quase Amor''.

Já o Suvaco sairá no domingo, também às 16h, pelas ruas do Jardim Botânico. Assim como no Simpatia, o público é predominantemente jovem, e um samba-enredo é cantado o tempo inteiro pelos foliões. O tema do samba do Suvaco é o novo cinema brasileiro.

Entre as bandas, a principal a desfilar neste fim-de-semana é a da Barra, que reúne os chamados ''emergentes'' -pessoas de classe média que ascenderam socialmente e se mudaram para o bairro. A Banda da Barra sairá neste sábado, às 11h, da avenida Sernambetiba, seguindo pela orla marítima. Duas lanchas de 32 pés, rebocadas por uma carreta, acompanharão o desfile.

No domingo, é a vez da Banda da Carmem Miranda, a principal banda gay do Rio, que desfila em Ipanema. O enredo é ''2004, Carmem Miranda no Pedaço'', em apoio à Olimpíada na cidade.

Leia também