Primeira páginaÚltimas notíciasPolíticaEconomiaInternacionalEsportesTecnologiaCulturaGeral   Olinda e SP têm domingo pré-carnavalesco

Virgens desfilaram em Olinda e Pholianafaria reúne 50 mil em SP

Agência Folha 02/02/97 23h06
De São Paulo e Recife

Carnaval A semana pré-carnavalesca de Pernambuco foi aberta neste domingo pela manhã com o desfile das ''Virgens'', em Olinda, e do ''Bloco da Parceria'', em Recife. Mais de um milhão de foliões participaram da festa, segundo a Polícia Militar. O cantor Alceu Valença, homenageado do Carnaval de Recife, foi a principal atração do ''Bloco da Parceria'', que desfilou na praia da Boa Viagem, sendo puxado por 13 trios elétricos.

A agremiação foi fundada em 1992, pelo presidente do grupo de supermercados Bompreço, João Carlos Paes Mendonça. Políticos como o ex-prefeito Jarbas Vasconcelos (PMDB), o senador Carlos Wílson (PSDB), o prefeito de Recife, Roberto Magalhães (PFL), e o governador de Sergipe, Albano Franco (PSDB), acompanharam o desfile.

Em Olinda, puxado por seis trios elétricos e três orquestras de frevo, o bloco das ''Virgens'' foi acompanhado por centenas de homens fantasiados de mulher -principal característica da agremiação, que existe desde 1953. As ''Virgens'' surgiram de um jogo de futebol em que os atletas jogaram vestidos de mulher -após a partida eles resolveram fundar o bloco.

Em São Paulo a chuva, que começou a atingir a cidade de São Paulo às 15h deste domingo, não desanimou os foliões no segundo dia do Pholianafaria. Segundo a PM, às 17h30, cerca de 50 mil pessoas estiveram no local. Público maior que o do primeiro dia (sábado), quando foi registrada a presença de 30 mil pessoas, às 20h, na passagem do bloco Fuzuê da Zebra. O público aumentava à medida que os blocos passavam pela avenida Nova Faria Lima. A área do bulevar, onde estavam instalados os quiosques de bebida e lanches, permaneceu lotada durante a tarde deste domingo.

Apesar do público menor, o primeiro dia do Pholia registrou maior número de atendimentos no posto médico instalado pela prefeitura. A maior parte das pessoas atendidas havia se excedido no álcool, ou sofria de irritação nos olhos, provocada por sprays de espuma. A PM, que mobilizou 300 homens do 23§ batalhão para os dois dias do evento, não registrou incidentes graves. A maior parte do trabalho se restringiu à apreensão de tubos de spray.

Leia também