Primeira páginaÚltimas notíciasPolíticaEconomiaInternacionalEsportesTecnologiaCulturaGeral   Trio elétrico desfila em Salvador nesta 2ª

Abertura oficial do Carnaval baiano é na 5ª

Agência Folha 03/02/97 10h06
De Salvador, de São Paulo e de Recife

Carnaval A três dias da abertura oficial do Carnaval de Salvador (BA), um trio elétrico animará nesta segunda-feira (3) os foliões e turistas que pretendem brincar na capital baiana. A partir das 20h, o trio elétrico Skulaxo vai puxar o bloco dos policiais militares e funcionários públicos, escalados para trabalhar durante a folia.

Na quarta-feira acontece a tradicional lavagem do Porto da Barra (na orla da capital baiana). Oito trios elétricos também vão desfilar no circuito Barra/Ondina (também na orla). Na quinta-feira, o prefeito Antonio Imbassahy (PFL), entregará as chaves da cidade ao rei momo. Nos circuitos Barra/Ondina e Campo Grande/praça Castro Alves (centro), a coordenação do Carnaval prevê o desfile de 17 blocos e trios elétricos.

São Paulo e Pernambuco
brincam no domingo

A semana pré-carnavalesca de Pernambuco foi aberta no domingo pela manhã com o desfile das "Virgens", em Olinda, e do "Bloco da Parceria", em Recife. Mais de 1 milhão de foliões participaram da festa, segundo a Polícia Militar. O cantor Alceu Valença, homenageado do Carnaval de Recife, foi a principal atração do "Bloco da Parceria", que desfilou na praia da Boa Viagem, sendo puxado por 13 trios elétricos.

A agremiação foi fundada em 1992, pelo presidente do grupo de supermercados Bompreço, João Carlos Paes Mendonça. Políticos como o ex-prefeito Jarbas Vasconcelos (PMDB), o senador Carlos Wílson (PSDB), o prefeito de Recife, Roberto Magalhães (PFL), e o governador de Sergipe, Albano Franco (PSDB), acompanharam o desfile.

Em Olinda, puxado por seis trios elétricos e três orquestras de frevo, o bloco das "Virgens" foi acompanhado por centenas de homens fantasiados de mulher -principal característica da agremiação, que existe desde 1953. As "Virgens" surgiram de um jogo de futebol em que os atletas jogaram vestidos de mulher -após a partida eles resolveram fundar o bloco.

Em São Paulo a chuva, que começou a atingir a cidade de São Paulo às 15h de domingo, não desanimou os foliões no segundo dia do Pholianafaria. Segundo a PM, às 17h30, cerca de 50 mil pessoas estiveram no local. Público maior que o do primeiro dia (sábado), quando foi registrada a presença de 30 mil pessoas, às 20h, na passagem do bloco Fuzuê da Zebra. O público aumentava à medida que os blocos passavam pela avenida Nova Faria Lima. A área do bulevar, onde estavam instalados os quiosques de bebida e lanches, permaneceu lotada durante a tarde deste domingo.

Leia também