Primeira páginaÚltimas notíciasPolíticaEconomiaInternacionalEsportesTecnologiaCulturaGeral   Recife faz abertura oficial do Carnaval

Daniela Mercury sai em trio elétrico em Salvador

Agência Folha 07/02/97 23h54
De Recife e de Salvador

Carnaval O Carnaval de Recife (PE) começa oficialmente nesta sexta-feira (7), quase um mês depois do início informal da festa na cidade. Desde o dia 9 de janeiro, os foliões se divertem nas ruas do centro e nos ensaios dos blocos e orquestras de frevo. A abertura oficial aconteceu às 18h, na Estação da Folia, centro comercial da capital pernambucana.

O evento teve início com o desfile de maracatus, estandartes e orquestras de frevo. Houve ainda espetáculo pirotécnico e festa para o rei Momo. A maior atração foi o show do cantor Alceu Valença, o homenageado do Carnaval da cidade este ano.

Em Olinda, a folia -que também já vem acontecendo há quase um mês-, reuniu 16 agremiações nas ladeiras do centro histórico, a partir das 14h. O destaque desta sexta-feira foi o Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda, que desfilou às 20h.

No sábado, toda a festa estará concentrada em um só bloco, o maior do mundo, segundo o Guinness Book, o livro dos recordes. Segundo os organizadores, o Galo da Madrugada deverá arrastar mais de um milhão de pessoas durante seu percurso de cerca de três quilômetros. Este ano, o Galo vai desfilar com cerca de 30 trios elétricos, dez a mais que em 96. O desfile começa de manhã, mas só deve terminar à noite.

O Galo da Madrugada, terá como principal atração no desfile de amanhã, em Recife, 36 bonecos gigantes articulados. Construídos sobre estruturas de alumínio, os bonecos representarão personagens típicos do Carnaval, como pierrôs e colombinas. Para a confecção de suas roupas, foram utilizados 16 metros de seda em cada figura.

Segundo o vice-presidente do bloco, Dirceu Paiva, também percorrerão os três quilômetros do corredor da folia dois carros alegóricos e 20 estandartes de agremiações convidadas, além do abre-alas com a estátua do Galo.

A saída do Galo, fundado em 78, será anunciada por clarins e 40 baterias de fogos de artifício, com 540 tiros cada. Segundo Paiva, a agremiação investiu este ano R$ 80 mil.

O ministro do Meio Ambiente, Gustavo Krause, e o vice-presidente Marco Maciel já confirmaram que não vão participar ou acompanhar o desfile este ano. Krause, que está com dengue, só deverá comparecer à concentração do bloco. Maciel estará no exercício da Presidência da República e permanecerá em Brasília.

Daniela Mercury e Carla Perez
saem em trio elétrico

Duas das principais atrações do Carnaval de Salvador (BA) -a cantora Daniela Mercury e a dançarina Carla Perez- se apresentaram nesta sexta-feira em um mesmo trio elétrico. A partir das 22h, no circuito Barra/Ondina (orla), o bloco Bizu iniciou seu desfile com cerca de 2.500 associados que pagaram R$ 250,00 para comprar o abadá (fantasia).

Também na noite desta sexta, a Timbalada animou o Carnaval de Salvador no circuito Barra/Ondina. Uma das convidadas do bloco comandado pelo percussionista Carlinhos Brown foi a cantora Marina. Os figurinos utilizados pelos associados da Timbalada são assinados por Eduardo Ferreira, que faz parte do movimento Mangue Beat, criado pelo cantor e compositor pernambucano Chico Science, morto na noite do último domingo.

Também para esta sexta estão previstos os desfiles dos blocos Alô Inter (Márcia Freire) e Cerveja e Cia (Netinho e Companhia do Pagode).

Em seu primeiro ano de mandato, o prefeito da capital baiana, Antonio Imbassahy (PFL), abriu mão de reforçar sua popularidade optando por entregar as chaves ao Rei Momo, na quinta feira à noite, numa festa privê. Enquanto centenas de pessoas aguardavam a chegada das autoridades no Campo Grande, local tradicional da abertura do Carnaval, um restrito grupo de pessoas presenciava a rápida cerimônia diante de um palco armado sobre a piscina do Hotel da Bahia.

Nas ruas, trios elétricos iniciaram seus desfiles bem antes, atraindo milhares de foliões para o circuito Barra Ondina, numa matine para blocos mirins. Aberto oficialmente, o carnaval baiano acontece com a participação de 120 blocos, terminando na manhã de quarta feira de cinzas com a última aparição da Timbalada.

Na avaliação do prefeito, o Carnaval 97 começou dentro das expectativas. "A festa se organiza por si só, nosso papel é apenas dar apoio de infraestrutura", comentou.

Apesar de não se considerar um folião, Antonio Imbassahy vai acompanhar a festa, porque "mesmo quem não tem o sangue quente acaba se contagiando". Sua próxima aparição em público deve acontecer no domingo, ao lado do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que chegou a Salvador na quinta-feira, viajando logo em seguida para sua casa na Ilha de Itaparica.

O encontro está marcado para a saida do bloco "Amados Amigos de Jorge", numa homenagem ao escritor Jorge Amado, quando o cantor Caetano Veloso subirá ao trio elétrico para interpretar a música tema do filme "Tieta", de Cacá Diegues, transformado em tema da festa de Salvador.

Ocupando as ruas praticamente 24 horas do dia, cerca de um milhão de pessoas aguardam o aparecimento das grandes estrelas da axé music. A cantora Daniela Mercury anunciou que subirá ao trio do bloco Crocodilo com o corpo todo tatuado.

Carlinhos Brown está colocando a Timbalada nas ruas todas as noites e o Olodum iniciou seus desfiles na sexta feira com a participação de 2.000 pessoas fantasiadas sob o tema "Roma Negra". As novidades ficam por conta da participação da Banda Didá, comandada por Neguinho do Samba, ex-diretor de bateria do Olodum e do desfile de uma marinete-trio, que trará atras de si cerca de 100 atores baianos caracterizados em personagens dos livros do escritor Jorge Amado.

Líder do MST
sai em bloco em SP

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Pontal do Paranapanema (SP) decidiu fazer uma trégua nas ocupações de fazendas até quarta-feira para, desta vez, invadir a avenida. "Vamos invadir Presidente Prudente", disse José Rainha Jr., líder do movimento e do bloco "MST na Folia", que desfila neste sábado, às 21h, na apoteose, e terça-feira na avenida 14 de setembro, a partir do Parque do Povo.

O bloco, com 45 integrantes, vai desfilar pela escola de samba Independentes da Zona Leste, com 13 títulos de campeã e 600 integrantes. Rainha e sua mulher, Diolinda Alves de Souza, comandam o bloco, formado por outros líderes, assentados e acampados do movimento na região oeste de São Paulo.

A fantasia será camiseta e boné vermelhos com a logomarga do movimento, bermuda, bandeira do MST, enxada, foice, facão e machado -feitos de isopor. "Para não dizer que estamos armados", disse Walter Gomes, líder dos acampados de Euclides da Cunha.

O MST decidiu participar do desfile depois de aprovar a letra do samba. O enredo, "Meu Lixo é um Luxo", fala da relação entre pobres e ricos e cita os sem-terra: "Inusitado é o povo sem-terra, que diz: enquanto se banham em grande chafariz, buscamos a terra para ser feliz."

Rainha já chegou a dizer em entrevistas que seu grande sonho era assistir o desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro na Passarela do Samba. Em 1996, alguns sem-terra desfilaram na Império Serrano que fez uma homenagem a Herbert de Souza, o Betinho.

Leia também