Primeira páginaÚltimas notíciasPolíticaEconomiaInternacionalEsportesTecnologiaCulturaGeral   Prefeito vai à Justiça para manter Carnaval

Moradores de Santos reclamam do barulho dos desfiles

Agência Folha 13/01/97 17h59
De Santos (SP)

A Prefeitura de Santos (SP) recorreu nesta segunda ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para tentar cassar liminar (decisão provisória) concedida pela Justiça local que proíbe o desfile de Carnaval na praia do José Menino. A liminar, obtida pelo Ministério Público a pedido de moradores do bairro, proíbe a realização de desfiles de escolas de samba ou blocos carnavalescos em zonas residenciais da cidade.

O desfile está previsto para acontecer no sábado, dia 8 de fevereiro (escolas do 2º grupo), e domingo, 9 (1º grupo), na avenida Presidente Wilson, que margeia a orla da praia. O promotor Daury de Paula Júnior, da Curadoria do Meio Ambiente, argumentou na ação que os eventos carnavalescos provocam nível de ruído superior ao tolerado pela legislação em área residencial e congestionamentos em toda a região do José Menino.

O prefeito Beto Mansur (PPB) disse considerar justas as queixas dos moradores do bairro e afirmou que estudará novo local para a realização do Carnaval no ano que vem. Neste ano, porém, o prefeito considera que há pouco tempo para a prefeitura mudar o local do evento, cujas arquibancadas já estão sendo montadas. Por isso, disse que vai tentar cassar a liminar.