Índice | Próxima

Novo vídeo mostra caso de tortura da PM no Rio

Agência Folha 07/04/97 21h33
Do Rio de Janeiro

Novas cenas de violência de policiais militares contra cidadãos foram registradas por um cinegrafista amador, desta vez no Rio de Janeiro, e exibidas nesta segunda-feira à noite no ''Jornal Nacional'', da Rede Globo de Televisão. A fita, feita em 23 de março passado, mostrou a ação de PMs do 18º BPM (Batalhão de Polícia Militar, localizado em Jacarepaguá), na Cidade de Deus, área de conjuntos residenciais localizada na zona oeste da cidade.

Assim como em Diadema (SP), as vítimas foram rendidas pelos PMs, espancadas e, depois liberadas. Não houve, contudo, morte ou ferimentos à bala. O governador Marcello Alencar (PSDB-RJ), depois de assistir à reportagem, se declarou ''chocado e indignado'', em nota oficial, em que afirmou que seu governo ''não admite esse tipo de comportamento de policiais''.

No fim da tarde, antes de o ''Jornal Nacional'' ir ao ar, quando soube da existência da fita, segundo a nota, o governador determinara ao secretário estadual de Segurança, Nilton Cerqueira, que os fatos sejam apurados e os responsáveis, punidos. Após a identificação dos responsáveis, o governador se reunirá com Cerqueira e o comandante da Polícia Militar, Dorasil Corval, para punição dos autores do que a nota chamou de ''inadmissível agressão a civis indefesos''.



Índice | Próxima