Índice | Próxima

Estudantes invadem gabinete do ministro Pelé em SP

Agência Folha 10/04/97 21h00
De São Paulo

O gabinete do ministro dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi invadido na tarde desta quinta-feira por estudantes que participavam da ocupação do prédio da Delegacia do MEC (Ministério da Educação), na região central de São Paulo. Houve tumulto e parte da Delegacia foi destruída.

No gabinete do ministro, os estudantes tiraram da parede a fotografia do presidente Fernando Henrique Cardoso e atiraram bananas no quadro, que acabou sendo quebrado e levado por um grupo de manifestantes. Um aparelho telefônico também sumiu do gabinete após a invasão. Vários papéis que estavam sobre a mesa foram rasgados e pisoteados.

A manifestação dos estudantes, que começou durante a manhã na avenida Paulista, reuniu cerca de 5.000 pessoas, segundo a PM. Os manifestantes, ligados à UNE (União Nacional dos Estudantes), UEE (União Estadual dos Estudantes), Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e Upes (União Paulista de Estudantes Secundaristas), protestavam contra a reforma do ensino técnico, a extinção dos cursos de magistério no Estado de São Paulo e a emenda constitucional n§ 370, que trata da autonomia das universidades.

O presidente da UNE, Orlando Silva Júnior, elaborou uma pauta de reivindicações que foi enviada por fax ao gabinete do ministro da Educação, Paulo Renato Souza. A manifestação terminou depois que o presidente da UNE conversou por telefone com o secretário particular do ministro, Raul Sanchez, que agendou uma reunião com o ministro para o próximo dia 22, em Brasília.

Orlando Silva Jr. afirmou que a UNE irá apurar as responsabilidades pelo incidente e prometeu ressarcir os prejuízos. Segundo ele, os estudantes foram orientados a preservar o ''patrimônio público'', mas escaparam ao controle das lideranças.




Índice | Próxima