Anterior | Índice | Próxima

Presidente se diz 'horrorizado' com ataque a índio

Agência Folha 20/04/97 19h23
De Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse ter ficado ''horrorizado'' com o crime cometido contra o índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, segundo relatou o governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque (PT). Buarque disse que telefonou ao presidente para colocá-lo a par das providências que estavam sendo tomadas pelo governo do Distrito Federal.

''Estamos preocupados com a repercussão internacional do episódio'', disse Buarque ao visitar a parada de ônibus onde Galdino foi atacado. FHC viaja amanhã ao Canadá. Segundo ele, o crime foi contra um pobre. ''Isso faz parte do apartheid social brasileiro. A classe média começa a ter um sentimento de separação que exclui os pobres. Isso ameaça a unidade brasileira -o sentimento de que somos um povo só'', afirmou.

O ministro interino da Justiça, Milton Seligman, disse, depois de visitar Galdino no hospital, que vai entrar em contato com o Ministério Público para que o inquérito tramite com a maior rapidez possível. Ele disse pretender acompanhar pessoalmente o caso.




Anterior | Índice | Próxima