Anterior | Índice | Próxima

ONG afirma estar 'horrorizada' com ataque contra índio

Agência Folha 21/04/97 16h41
De Londres (Reino Unido)

A organização internacional Survival emitiu nesta segunda-feira comunicado afirmando estar ''horrorizada'' com a morte do índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, em Brasília. ''A Justiça brasileira vai de novo a julgamento. Se os assassinos de Santos saírem livres, será mais uma traição aos povos indígenas do Brasil'', diz trecho do texto divulgado pelo grupo.

A Survival é uma organização não-governamental de apoio a povos indígenas de todo o mundo. Tem cerca de 30 mil membros e escritórios em Londres, Paris, Milão e Madri. ''Se os índios tivessem seu direito à terra garantido, ele (Santos) não precisaria ter ido a Brasília e estaria vivo'', disse Richard Garside, membro da organização.

Para ele, o crime ''ilustra o clima de violência contra o índio no Brasil. As pessoas atacam sem medo de serem punidas''. Na madrugada de domingo, cinco jovens atearam fogo ao índio pataxó, que dormia em um ponto de ônibus em Brasília, depois de participar de uma festa do Dia do Índio. Santos, que tinha 95% do seu corpo queimado, morreu nesta madrugada. (Paulo Henrique Braga)



Anterior | Índice | Próxima