Índice | Próxima

Presos rebelados interrompem diálogo na Praia Grande

Agência Folha 21/04/97 18h31
Da Praia Grande (SP)

Os presos rebelados na Cadeia Pública de Praia Grande (litoral sul de São Paulo) interromperam as negociações às 17h desta segunda-feira. De acordo com o delegado Oswaldo Gonçalves, o diálogo somente será retomado na manhã de terça.

A rebelião no chamado Cadeião de Praia Grande começou no domingo e já dura 31 horas. Quatro carcereiros estão sendo mantidos reféns. A cadeia possui 512 vagas e abriga atualmente 502 detentos. Dois presos foram mortos pelos rebelados.

A principal reivindicação dos rebelados é a remoção de 150 presos, parte com direito a regime semi-aberto e outra parte de condenados pela Justiça. A cadeia deveria receber somente presos à espera de julgamento, mas muitos foram condenados e não removidos por falta de vagas em outros estabelecimentos. Os detentos querem também a mudança do dia da visita (de quarta para sábado ou domingo), a instalação de uma cobertura para receber visitas no pátio, assistência jurídica e médica (principalmente para aidéticos) e construção de um centro esportivo.



Índice | Próxima